abr

12 de maio: farmacêuticos farão história em Brasília

Farmacêuticos de todo o país mobilizam-se no dia 12 de maio em Brasília, em mais um esforço histórico pela aprovação do PL 4385/94, que transforma a Farmácia em Estabelecimento de Saúde. “Vamos reeditar aquela intensa campanha para sensibilizar a população brasileira sobre a necessidade de que as farmácias tornem-se definitivamente referências de atendimento e promoção de saúde, com acesso aos medicamentos e à necessária orientação”, afirma o vice-presidente do SindFar e dirigente da Fenafar, Ronald dos Santos.

A mobilização tem o apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica e foi decidida após o café da manhã do dia 07 de abril. A proposta que substitui o projeto de lei 4.385/94 é apoiada por câmaras de vereadores, assembleias legislativas, autoridades sanitárias e mais de duas centenas de entidades representativas da sociedade civil nos mais variados segmentos regionais e nacionais.

Todas as entidades farmacêuticas são convocadas a participar. Três ônibus devem conduzir profissionais e estudantes de Farmácia de Santa Catarina para o ato, repetindo a mobilização que levou centenas à capital do país em 2008.

Mas o que é mesmo esse “substitutivo ao PL 4385/94”?