14
dez

14ª Conferência Nacional de Saúde aprova propostas apresentadas pela Fenafar

Os Encontros Regionais de Farmacêuticos (iniciativa da Escola Nacional dos Farmacêuticos em parceria com a Fenafar) realizados ao longo do ano de 2011, como etapas preparatórias para a qualificação da intervenção da categoria na 14ª Conferência Nacional de Saúde, foram uma importante iniciativa que rendeu frutos durante a 14ª CNS. Muitas das propostas apresentadas pelos farmacêuticos foram aprovadas e constarão do relatório final da Conferência.

Entre elas, destaca-se a inserção do programa de Assistência Farmacêutica e acompanhamento farmacoterapeutico no SUS; ampliação do orçamento para a Assistência Farmacêutica com inclusão de fitoterápicos; inclusão do farmacêutico na equipe mínima da Estratégia de Saúde da Família entre outras que destacamos abaixo, na íntegra.

DIRETRIZ 07 – EM DEFESA DA VIDA: ASSEGURAR ACESSO E ATENÇÃO INTEGRAL MEDIANTE EXPANSÃO, QUALIFICAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS

– Inserir o programa de Assistência Farmacêutica e acompanhamento farmacoterapeutico no SUS, realizado pelo farmacêutico como mecanismo de acompanhamento e avaliação da terapêutica, em particular em grupos de atenção especial a saúde, como idosos, crianças, pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas,infecto-contagiosas e transtornos mentais, visando ao uso racional de medicamentos.

– Ampliar os recursos para assistência farmacêutica incluindo os fitoterápicos com financiamento das três esferas de governo, de forma a garantir atendimento humanizado e digno aos usuários de Medicamentos nas farmácias.

DIRETRIZ 08 – AMPLIAR E FORTALECER A REDE DE ATENÇÃO BÁSICA (PRIMÁRIA):TODAS AS FA MÍLIAS, TODAS AS PESSOAS, DEVEM TER ASSEGURADO O DIREITO À UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

– Modificar a equipe mínima da Estratégia de Saúde da Família, com a inclusão de novas categorias profissionais como: fisioterapeutas,educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e agentes de endemias.

– Ampliar a política de assistência farmacêutica compreendendo seus componentes: básico, estratégico e excepcional, revisando e ampliando o rol de medicamentos tanto nas farmácias publicas quanto no programa Farmácia Popular.

DIRETRIZ 10 – AMPLIAR E QUALIFICAR A ATENÇÃO ESPECIALIZADA, DE URGÊNCIA E HOSPITALAR INTEGRADAS ÀS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL

– Implementar a política de atenção laboratorial e descentralizar os laboratórios centrais (LACEN) com o objetivo de maior acessibilidade dos usuários.

Fonte: Fenafar

Leia também

Saúde em debate no Encontro Regional de Farmacêuticos em PoA

Conferência Nacional de Saúde exige que gestão de saúde pública seja exclusiva do SUS

Diretores do SindFar defendem demandas dos farmacêuticos na 14ª Conferência Nacional de Saúde

6ª Conferência Estadual de Saúde aprova prioridades para a saúde e Carta de Santa Catarina

Fenafar discute as bandeiras da categoria no RS

Farmacêuticos na construção do SUS para todos/as

Compartilhe a notícia