nov

16º Farmapolis: um convite para estabelecer pontes em favor da saúde

Ao longo dos três dias, mais de mil congressistas, palestrantes, monitores, visitantes, convidados e expositores de trabalhos científicos circularam pelo Centro de Cultura e Eventos da UFSC, coração do 16º Farmapolis. 42 mesas-redondas, cursos e seminários trataram das mais diferentes áreas do amplo âmbito farmacêutico. A produção acadêmica e a condição profissional foram valorizadas pela mostra de trabalhos, que premiou seis das 259 produções expostas; e pela Campanha “Minha Realidade”.

A 16ª edição trouxe como tema “Farmacêutic@s nas redes”, enfocando o conceito em todos os contextos da vivência farmacêutica: das redes de atenção e vigilância em saúde, serviços, ciência e tecnologia, comunicação e produção até as redes sociais, meios que permitem a troca de informações de maneira cada vez mais dinâmica.

O Congresso superou todas as expectativas de participação, produção técnica e do ponto de vista político, na opinião de Ronald Ferreira dos Santos. Para o presidente do evento, esta edição trouxe premente a necessidade de se estabelecer pontes para que interesses sejam compartilhados e as redes funcionem. “O entendimento de que é preciso criar pontes entre academia e serviços, organizações de regulação e de defesa sindical, executivo e legislativo para a superação dos desafios à garantia do direito à saúde é a grande contribuição deste Farmapolis”, avaliou.

O Farmapolis é uma realização do Sindicato dos Farmacêuticos e do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina. A construção coletiva da programação, do temário e da organização, sua marca registrada, foi fortalecida neste ano com a participação do Conselho Federal de Farmpacia, dos Conselhos Regionais e Sindicatos dos Farmacêuticos do Paraná e do Rio Grande do Sul. O congresso foi prestigiado pelos conselheiros federais que realizaram em Florianópolis, paralelamente ao Farmapolis, a sua 401ª Reunião Plenária.