nov

25 anos de história traduzidos em uma só palavra: luta.

Todos os dias, o Sindicato dos Farmacêuticos abre suas portas para ajudar o(a) trabalhador(a) farmacêutico(a). Nenhum contrato de trabalho é homologado sem que o sindicato fiscalize a jornada e o salário do profissional. Assim, apesar do nosso salário não ter alcançado o patamar que consideramos justo, o piso é respeitado em nosso estado – o que não é a realidade de muitos estados.

Mas essa história nem sempre foi assim. Fundado em 1971, o SINDFAR praticamente deixou de existir no começo dos anos 80. Sem sede e com patrimônio dilapidado, o sindicato naufragava, e com ele, o maior instrumento de luta dos farmacêuticos catarinenses por melhorias nas condições salariais e de trabalho. Para marcar os 25 anos de reconstrução, queremos convidá-lo a conhecer um pouco dessa história. Porque o passado também tem o poder de nos fazer lembrar que há um futuro por construir. Um futuro em que cada farmacêutico/a seja valorizado como trabalhador e como profissional. Um futuro que apenas podemos buscar juntos.

A ruína
Na primeira metade da década de oitenta, o SINDFAR enfrentava sérias dificuldades. Não existia atuação política, função primordial de um sindicato. A má gestão dos recursos financeiros e a utilização da entidade para fins alheios à defesa da categoria dilapidaram o seu patrimônio. As enchentes que atingiram o Vale do Itajaí e marcaram a história do povo catarinense também ajudaram a escrever esse capítulo trágico da história do SINDFAR. Àquela época, o sindicato planejava um congresso em Blumenau quando a cidade foi destruída pelas chuvas. As dívidas geradas pelo evento adiado e a má gestão financeira foram o golpe fatal. Arruinado, o sindicato perdeu sua sede para credores. Sem espaço físico, o sindicato perdeu documentos importantes e, com isso, parte da sua história.

A casa do farmacêutico
A casa é o lugar onde se recebe amigos, onde se planeja a vida, onde se convive e constrói. Assim também é a sede para uma organização sindical. Ela materializa a luta cotidiana e reúne o patrimônio documental dos farmacêuticos. Dez anos depois da reconstrução da entidade, a diretoria do SINDFAR adquiriu a atual sede, na região central da capital, com os recursos do filiados ao SINDFAR. Um espaço para encontrar os colegas, trocar experiências, discutir as condições de trabalho, receber orientações trabalhistas, organizar lutas sociais. Em 2010, esse espaço foi ampliado com a locação de uma sala anexa que irá abrigar debates dos profissionais de diferentes áreas de atuação farmacêutica.

Onde o SINDFAR está
Do esforço de farmacêuticos atuantes no SINDFAR, nascem ideias que viram políticas de saúde para melhorar a vida dos colegas e da população.
A atuação do SINDFAR é referência para a formulação de políticas sanitárias e farmacêuticas em Santa Catarina e no Brasil. Ideias propostas e amadurecidas em conjunto com os colegas farmacêuticos das diferentes áreas da profissão vem balizando políticas públicas como a RDC 44/2009 da Anvisa.

Alguns dos espaços onde o SINDFAR atua em defesa dos farmacêuticos e da saúde pública:

– Câmara Técnica de Plantas Medicinais
– Federação Nacional dos Farmacêuticos
– Conselho Regional de Farmácia
– Conselho Nacional de Saúde
– Conselho Estadual de Saúde
– Colegiado do curso de Farmácia da UFSC
– Direção estadual e nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Serviços prestados
O SINDFAR existe para defender os profissionais farmacêuticos de Santa Catarina. É no seu sindicato que você esclarece dúvidas trabalhistas, resolve problemas jurídicos, se insere nas lutas da categoria farmacêutica e dos trabalhadores brasileiros.

Homologação de contratos – O SINDFAR é o único sindicato do país que analisa todos os contratos de trabalho dos farmacêuticos a fim de garantir o cumprimento da jornada de trabalho e do piso salarial. Essa prerrogativa é garantida por uma parceria estabelecida com o CRF/SC. Por isso, o piso e a jornada, em Santa Catarina, respeitam a lei.

Assessoria Jurídica – Escritório Rode Martins e Evelise Machado – Ajuizamento de Ações Trabalhistas (R. Saldanha Marinho, 116 – Sala 03 – Ed. Liberal Center, Centro) Contato: 3025-668

Parcerias com empresas para descontos em clínicas, laboratórios, academias, salões de beleza, escolas de informática, etc.

Como sobrevive
O SINDFAR não recebe qualquer verba governamental ou patrocínio, exceto a contribuição dos próprios farmacêuticos. Vive das taxas de filiação (ou anuidades) e de parte do Imposto Sindical recolhido.

Como posso me filiar
A filiação reflete a consciência de classe fundamental ao fortalecimento da entidade sindical e de toda a categoria.
Para se filiar, você deve solicitar o boleto da contribuição associativa para sindfar@sindfar.org.br

Participe!
A única forma de tornar o Sindicato uma entidade com atuação cada vez mais marcante é participando dele.
– Filie-se! Para lutar pelos seus interesses políticos e econômicos (valorização profissional,
mais vagas de trabalho, qualificação, jornada e piso salarial justos) o SINDFAR precisa estar fortalecido pelos seus filiados.
– Participe das assembleias, instância máxima de discussão e decisão sobre os assuntos
que dizem respeito à profissão.
– Sugira empresas e novas parcerias
– Envie textos de opinião para o sítio eletrônico e par o jornal do SINDFAR
– Envolva-se nas campanhas e lutas em favor da categoria
– Assine o boletim eletrônico do SINDFAR