24
set

5º Congresso Brasileiro Sobre o Uso Racional de Medicamentos

Acontece entre 22 e 25 de setembro em São Paulo o 5º Congresso Brasileiro Sobre o Uso Racional de Medicamentos, com foco na Segurança do Paciente. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde com apoio da Fenafar e é uma oportunidade para intensificar conhecimentos e trocar experiências na área. Cerca de 2000 mil profissionais de saúde, gestores, professores universitários, estudantes, profissionais de comunicação e operadores do direito participam do encontro.

Em seu discurso durante a mesa de abertura do evento, a diretora da Fenafar e do SindFar Silvana Nair Leite Contezini destacou a importância da participação popular na formulação das políticas que dizem respeito à saúde pública. "O povo brasileiro foi capaz de construir o SUS, e isso não é pouco. A Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que completa dez anos, também foi entalhada pelo formão da participação social", lembrou. Aproveitando a presença do Ministro Arthur Chioro, Silvana reforçou que a categoria farmacêutica está engajada na luta pela aplicação de 10% das receitas brutas do orçamento da união em Saúde. "A segurança do paciente só é possível com financiamento adequado da saúde, com profissionais comprometidos e motivados, com gestão qualificada dos serviços, com acesso aos medicamentos e acesso à Assistência Farmacêutica, de forma a atender as necessidades de saúde do Brasil e do nosso povo", disse a farmacêutica. Leia aqui a íntegra do discurso.

A quinta edição pretende propiciar uma ampla reflexão sobre as intervenções necessárias à Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil. Na programação, temas como prescrição, dispensação e administração racional de medicamentos, saúde baseada em evidências, qualidade e segurança na atenção à saúde, ensino e pesquisa com foco na utilização de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e acesso a medicamentos.

As ações em prol do uso racional de medicamentos nas mais diversas áreas vem se consolidadndo em todo o país desde que os congressos URM começaram a ser realizados no Brasil. Os encontros anteriores aconteceram em Porto Alegre (2005), Florianópolis (2007), Fortaleza (2009) e Salvador(2012).

Veja também:

celia_congressoURMCélia Chaves, dirigente da Fenafar e do Sindifars, fala sobre segurança do paciente e sobre a importância da participação popular na formulação das políticas que pretendem combater os altos índices de intoxicação medicamentosa e outros problemas decorrentes do abuso de medicamentos. "Queremos incentivar a participação de outros profissionais de saúde, como os médicos, prescritores, e de toda a população, pois este é um tema que não deve ficar restrito", afirmou. Assista ao vídeo:

 
 
Foto Fenafar

Compartilhe a notícia