abr

Represente os farmacêuticos nos debates da Conferência de Saúde do Trabalhador

O Sindfar participa da organização das conferências macrorregionais e da 2ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador de Santa Catarina. Para que os direitos e as necessidades dos trabalhadores farmacêuticos sejam considerados pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e virem medidas concretas, é preciso que mais colegas se envolvam nos debates. Saiba como!

As conferências são parte do processo de construção de políticas nacionais que atendam às necessidades de proteção à saúde da população trabalhadora. Cidadãos e cidadãs de todo o país, atuantes em diferentes setores, se envolverão nas etapas regionais, estaduais e nacional do processo que carrega como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”.

Oito encontros debaterão as demandas regionais de Santa Catarina em maio. Os delegados eleitos levarão as propostas de cada macrorregião para a etapa estadual, que acontecerá nos dias 26 e 27 de junho. Nesta fase, as propostas de todo o estado serão debatidas e votadas. As aprovadas serão defendidas pelos delegados catarinenses na Conferência Nacional, entre 10 e 13 de novembro.

Segundo o diretor Cleidson Valgas, vice-presidente do SindFar, representante da categoria no Conselho Estadual de Saúde e membro da comissão organizadora da conferência estadual, é de extrema importância que os farmacêuticos participem ativamente desses debates, pois as conferências representam momentos propícios para a construção de alianças significativas com as demais categorias profissionais, permitindo um fortalecimento de toda a população trabalhadora. “São espaços para tornar público às demais categorias profissionais as necessidades específicas da nossa profissão. A valorização do trabalhador é uma luta contínua e, para isso, é fundamental a garantia de condições adequadas de trabalho e de salários justos para permitir segurança, saúde e qualidade de vida aos trabalhadores”, afirma.

Quem pode participar

1) Conferências Macrorregionais – 1º de janeiro a 31 de maio – todos os cidadãos
2) Conferências Estaduais – 26 e 27 de junho  – delegados eleitos nas etapas macrorregionais
3) Conferência Nacional – delegados eleitos nas etapas estaduais – 10 a 13 de novembro de 2014

Conheça os eixos da conferência:

I – O Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora;
II – Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora;
III – Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo;
IV – Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, Estados e União.

Veja a programação da Macrorregional Grande Florianópolis e inscreva-se!