maio

Farmácia Estabelecimento de Saúde pode ser votado dia 14

A unidade e a intensa mobilização das entidades farmacêuticas podem garantir uma importante conquista para a profissão. Nesta semana, se intensificaram as visitas aos parlamentares na Câmara dos Deputados para apresentar a emenda aglutinativa ao PL 4395/94, elaborada pelo Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão. A mobilização da categoria farmacêutica fará a diferença. Saiba como você pode ajudar!

A Fenafar, o Conselho Federal de Farmácia e outras entidades que compõem o Fórum estiveram reunidas com nesta terça-feira (06) com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves que atendeu à reivindicação para colocar o texto em votação o projeto de lei que estabelece normas para o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e torna obrigatória a presença de um farmacêutico nas farmácias. A proposta tramita há 20 anos na Casa.

A coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), o autor do substitutivo ao PL 4385.94, deputado Ivan Valente (PSOL-SP) e o líder do PT, deputado Arlindo Chinaglia também participaram da reunião, manifestando o apoio ao projeto e a sua votação no plenário.

O diretor da Fenafar, Fábio José Basílio, disse que a mobilização das entidades em Brasília está sendo muito positiva. “Estamos nesta semana, Fenafar, CFF e outras entidades percorrendo os gabinetes das lideranças partidárias e dialogando com os parlamentares para pedir apoio ao nosso projeto. A reunião com o presidente da Câmara foi uma conquista e o seu resultado foi positivo, porque o setor do comércio faz lobby para impedir que o projeto entre em votação e nós conseguimos agenda uma data para que a proposta entre na pauta do plenário. Temos o compromisso de apoio de vários partidos. A emenda aglutinativa elaborada pelo Fórum conta com o apoio do deputado Ivan Valente e da Frente Parlamentar. Agora, temos que garantir uma mobilização maciça de farmacêuticos em Brasília no dia 14 para mostrar que a nossa categoria, unida, pode mais e vai garantir a aprovação desse projeto que trará benefícios para toda a sociedade”.

Nesta quarta-feira, 07, as entidades deram continuidade às visitas. Conseguiram o apoio da bancada do PDT e do Ministro do trabalho Manoel Dias. “É fundamental esse apoio político do governo e das bancadas. Nossa mobilização aqui em Brasília está sendo muito efetiva e a articulação das entidades proporcionada pela constituição do Fórum Nacional de Lutas deu um novo impulso às nossas reivindicações. A Fenafar vem há anos realizando atividades em Brasília pela aprovação do substitutivo ao PL 4385/94. Percebemos neste momento uma oportunidade real de alcançarmos uma conquista histórica para a nossa categoria”, avalia o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos.