abr

Sem avanços nas negociações salariais da Casan

Os trabalhadores da Casan realizam mais uma campanha salarial e o SindFar está entre eles, representando os farmacêuticos bioquímicos da empresa pelo segundo ano nas negociações. As categorias profissionais e de nível médio que atuam na empresa (engenheiros, arquitetos, geólogos, administradores, técnicos, economistas, contabilistas e farmacêuticos bioquímicos) reúnem-se através da Intersindical. O objetivo do SindFar é incluir cláusulas importantes para os colegas bioquímicos na pauta coletiva apresentada pela Intersindical à presidência da empresa. Nesta semana, a assessora juridica do SindFar, Tatiana Coelho, participou da segunda rodada de negociações.

A intersindical apresentou uma pauta enxuta, entendendo o contexto econômico. Basicamente, foi reivindicada a manutenção das cláusulas do acordo anterior, reposição das perdas salariais, anuênio de 1% e concessão da jornada facultativa de 30 horas para todos os funcionários. Ficou de fora, por exemplo, a equiparação salarial dos bioquímicos com os profissionais químicos, principal reivindicação da categoria farmacêutica. Mesmo assim, é desfavorável a perspectiva de avanços na negociação com a Casan. Ao contrário, pode haver retrocesso. Além de sinalizar 0% de reajuste, a direção da empresa ainda falou em retomar a jornada de 8 horas diárias para funções que já exerciam 6 horas desde o acordo anterior. Pelo mesmo acordo, a empresa havia registrado compromisso de estender a carga horária de 6 horas para outras áreas, o oposto do que oferece agora.

Há outras duas reuniões negociais pré-agendadas para os dias 20 e 27 de abril.