nov

Abre o 16º Farmapolis no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Centenas de profissionais e estudantes de farmácia de todo o Brasil prestigiaram o ato de abertura do 16º Farmapolis nesta quinta-feira, 08 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC em Florianópolis. Integraram a mesa inaugural o presidente do evento, Ronald Ferreira dos Santos; a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini; a vice-presidente do CRF-SC, Silvana Nair Leite e as representantes do CRF-PR, Mirian Ramos Fiorentin, e do SindifarRS, Célia Chaves.

À tarde, uma das atividades mais concorridas foi a Mesa Redonda "A autoridade Técnica do Farmacêutico e a autoridade do Estado – Âmbito e Regulação Sanitária", que debateu a necessidade de harmonizar o entendimento legal sobre o exercício profissional e fiscalização sanitária entre os três níveis de vigilância sanitária e os conselhos profissionais. Participaram do debate os farmacêuticos Norberto Rech – Anvisa; Walter da Silva Jorge João – Presidente do CFF; Marcos Franco – CONASEMS; Raquel Ribeiro Bitencourt – VISA/SES/SC; Alice Portugal – Deputada Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Assistência Farmacêutica e Célia Chaves – Diretora da FENAFAR.

Na noite de abertura do Farmapolis, às 19h, uma sessão solene na Assembleia Legislativa homenageará personalidades que se dedicam à luta pela transformação da Farmácia Estabelecimento de Saúde. A categoria luta para que estes estabelecimentos sejam legalmente definidos como estabelecimentos sanitários ao invés de um comércio comum. “Esta noite reforça o reconhecimento do farmacêutico como profissional de saúde, da farmácia como estabelecimento de saúde e do medicamento como insumo vinculado à garantia da saúde. São entendimentos que consolidamos ao longo dos anos através de nossas lutas”, disse Ronald, conclamando os participantes do Farmapolis a prestigiarem a Sessão.

Paralelamente, acontece em Florianópolis a mais importante reunião representativa da categoria no país.A 401ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) acontecerá na capital catarinense nos dias 08 e 09 de novembro para prestigiar o evento. Parte da pauta é integrada à programação do evento, oportunizando o debate aberto entre os representantes máximos dos farmacêuticos e os demais colegas.

Farmacêutic@s nas redes

O tema desta edição é "O Farmacêutico nas redes". "No seu fazer cotidiano, os profissionais da Farmácia convivem e interagem permanentemente com o conceito de redes em diferentes contextos: atenção e vigilância em saúde, serviços, ciência e tecnologia, comunicação, produção e até mesmo nas redes sociais, onde trocam informações", explica o presidente do Congresso, Ronald Ferreira dos Santos.

Durante o encontro, farmacêuticos de todo o país exporão suas produções científicas na Mostra de Trabalhos e compartilharão experiências através da campanha "Minha Realidade". A campanha incentivou a produção de vídeo pelos próprios profissionais retratando a condição da profissão farmacêutica em diferentes áreas de atuação e cidades do Brasil (veja os vídeos aqui)

O evento atrai inclusive profissionais de outros países da América Latina. Algumas das principais discussões terão transmissão online através do link http://tvled.egc.ufsc.br/aovivo/. A programação completa está no site www.farmapolis.org.br.