jul

Ações motivacionais e de marketing não fazem parte da função do farmacêutico

Em frente à farmácia, trabalhadores enfileirados dançam para chamar a atenção dos que passam pela rua. A ação, gravada em vídeo e reproduzida pelos aplicativos de mensagem telefônica, pode parecer apenas divertida, mas no fundo é uma ação de marketing e venda que nada tem a ver com a função do farmacêutico na farmácia. O alerta foi feito pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará (Sinfarce), Estado em que o fato ocorreu.

Em nota, o sindicato lembrou que existe uma súmula do Tribunal Regional do Trabalho no estado que define estas ações como imposição de prática de "cheers". Estas práticas motivacionais, se impostas pelas empresas, podem configurar dano moral, esclarece o sindicato.

"Casos em Farmacêuticos estão sendo compelidos a cantar e dançar durante o horário de trabalho como forma de divulgar serviços e conquistar clientela para a empresa devem ser denunciados ao Sindicato, pois além de extrapolar competências, a iniciativa expõe os profissionais ao ridículo e não abre espaço para argumentos, sob as ameaças do desemprego em tempos de crise", informou o sindicato, em nota.

Leia a íntegra do comunicado.