mar

Agendadas primeiras reuniões de negociação

O reajuste salarial dos farmacêuticos do comércio e da indústria começa a ser debatido na segunda quinzena de março. O SindFar e os patronais destas duas áreas de atuação farmacêutica tem as primeiras reuniões de negociação agendadas no dia 15 de março com representantes dos patronais do comércio (exceto a região de Itajaí), às 13h sede da Fecomércio; e no dia 16 às 13h30min com a Federação das Indústrias de Santa Catarina.

O agendamento da negociação com o comércio varejista foi feito pelo representante da região de Joinville. Também estarão representados na reunião os proprietários das farmácias e drogarias de Criciuma, Tubarão, Oeste catarinense, Vale do Itajaí e Florianópolis.  O sindicato patronal do comércio de Itajaí, que negocia separadamente dos demais, aguardará a divulgação do índice do INPC para enviar sua proposta de reajuste.

Negociações ocorrem após assembleias dos patronais e INPC

O Sindfar manteve o primeiro contato com os representantes dos sindicatos patronais solicitando reunião de negociação para discussão das pautas da categoria farmacêutica no dia 14 de fevereiro, duas semanas antes da data-base da categoria (1º de março). Apenas o representante das distribuidoras ainda não se manifestou. No entanto, para que as negociações iniciem é preciso que ocorram dois processos: a divulgação do INPC e as assembleias patronais.

Nas assembleias patronais, as empresas discutem as propostas elaborados pelos farmacêuticos nas suas próprias assembleias, realizadas no final de 2016. Segundo a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini (Nanda), em alguns casos, a fase das assembleias patronais pode se prolongar até abril, mês que antecede a data-base da maioria dos empregados do setor (1º de maio). É o caso do patronal das transportadoras, por exemplo. "Por isso, os farmacêuticos que atuam nestas empresas costumam ter reajuste a partir de maio", explica a presidente. Ela alerta ainda que o reajuste destes profissionais, quando acordado, é repassado retroativo a 1º de março, obedecendo a data-base dos farmacêuticos.

A Federação dos Hospitais de Santa Catarina (Fehoesc), patronal dos hospitais, e o Sindilab, que representa os laboratórios, também estão finalizando suas assembleias. No entanto, as organizações colocaram-se à disposição para agendar uma reunião prévia com o SindFar para tratar das reivindicações dos profissionais que atuam nas instituições hospitalares e laboratoriais.

O outro processo necessário para o início das negociações, a divulgação da variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) entre feveriro de 2016 e fevereiro de 2017. Este dado é importante por que baliza o percentual de reajuste mínimo para a categoria. O índice contabiliza a média da alta dos principais custos nos doze meses anteriores à data-base.  O anúncio do indicador é feito pelo IBGE geralmente até a primeira quinzena do mês.

Confira as pautas de reivindicações para a campanha salarial 2017