out

Alesc aprova piso regional, uma conquista dos trabalhadores catarinenses

O Plenário da Assembléia Legislativa aprovou, no dia 9 de setembro o projeto de lei complementar que cria o piso salarial estadual em Santa Catarina. Trinta e três deputados votaram, sendo 32 votos favoráveis e uma abstenção. O projeto que tramitava em regime de urgência será encaminhado agora para a sanção do governador.

Centenas de trabalhadores e lideranças sindicais acompanharam a votação. Pelo texto aprovado, o piso salarial estadual entra em vigor em janeiro de 2010 e terá quatro faixas salariais: R$ 587, R$ 616, R$ 647 e R$ 679, conforme a atividade do trabalhador que não é beneficiado por acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Esta é uma conquista histórica do movimento sindical catarinense. A mobilização do movimento sindical junto à população foi muito importante para a aprovação do projeto. As centrais sindicais, federações e sindicatos
de trabalhadores se unificaram em torno de uma grande campanha e conseguiram coletar aproximadamente 50 mil assinaturas com título de eleitor em apoio à proposta, sensibilizando tanto o governo quanto os deputados sobre a importância dessa lei. A aprovação do piso salarial estadual foi uma demonstração de força do movimento sindical, prevaleceu a democracia.

Fonte: FECESC