abr

Alunos dos cursos da Saúde criam Campanha Nacional em Defesa dos HUs

As executivas nacionais de estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Nutrição criaram uma campanha contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) nos Hospitais Universitários do país, modelo que desvincula os HU’s das Universidades, passando a gestão para as mãos da empresa.

Em um manifesto, os futuros profissionais da saúde afirmam que a EBSERH, criada partir da lei nº 12.550/2011, fragiliza o sistema público e prevê a contratação temporária dos profissionais via CLT. “Considerando os Hospitais Universitários os principais campos de ensino em atenção secundária e terciário para os cursos da saúde, a qualidade da assistência e da estrutura dos HU’s, além da lógica de funcionamento desses, influencia diretamente a qualidade de ensino dos futuros profissionais. Ocorre o distanciamento da lógica do HU enquanto hospital de ensino, já iniciada desde a transformação formal desses hospitais em Hospital Escola, termo que engloba qualquer hospital que possua estágios de ensino, ligados ou não às universidades”, diz o manifesto.

Leia aqui o documento na íntegra.