out

Análises Clínicas é pauta da Fenafar

A diretoria da Federação Nacional dos Farmacêuticos reunida neste final de semana, em São Paulo, debateu a importância de a federação, sindicatos e outras entidades da categoria aprofundarem a discussão sobre os desafios para a valorização profissional do farmacêutico que atua nas Análises Clínicas. “A tendência de mercantilização deste setor é muito grande”, disse o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos. Ele fez um paralelo entre a situação das Análises Clínicas e da farmácia e do medicamento, que viveram um verdadeiro processo de mercantilização. O “mercado” de exames diagnósticos movimenta bilhões de reais, concentrados na iniciativa privada que, inclusive, vem sendo desnacionalizada. De outro lado, a realidade dos laboratórios públicos, vinculados ao SUS, é de grandes dificuldades financeiras, já que a Tabela SUS que remunera os procedimentos realizados no sistema está defasada há anos.

Colocar o debate da situação das Análises Clínicas e vincular um diagnóstico deste setor às reivindicações para que se conquistem condições dignas de trabalho e salários compatíveis com esta função é essencial para a categoria, que tem grande atuação neste campo. “Essa frente de atuação é fundamental, além do que, esta diretriz foi aprovada como resolução do 7º Congresso da Fenafar”, lembrou Ronald.

Com informações da Fenafar