nov

Assembleia Legislativa enaltece a luta pela Farmácia Estabelecimento de Saúde

Farmacêuticos e estudantes de diferentes estados brasileiros lotaram o plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quinta, 08 de novembro, durante a Sessão Especial que homenageou personalidades importantes para a luta pela transformação da Farmácia em Estabelecimento de Saúde. Os participantes do 16º Farmapolis participaram do momento político pelo fortalecimento de uma das lutas mais antigas da categoria. As organizações farmacêuticas aproveitaram a oportunidade para sugerir alteração na legislação estadual proibindo a exposição direta ao público de medicamentos livres de prescrição médica.

O evento foi presidido pelo deputado Reno Caramori, representando o presidente da Casa, Gelson Merísio. A Alesc ofereceu placas de honra ao Conselho Regional, ao Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina, ao Conselho Federal de Farmácia e à Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Também receberam homenagem Marcos Moser, representante do Senador Paulo Bauer (PSDB); a deputada Alice Portugal, presidente da Frente Parlamentar da Assistência Farmacêutica; José Miguel do Nascimento Junior, diretor do Ministério da Saúde; Norberto Rech, diretor de Medicamentos da Anvisa; e o deputado Reno Caramori, representando o deputado Gelson Merisio.

Em seu discurso, a presidente do CRF fez um apanhado da luta histórica dos farmacêuticos, lembrando avanços e perspectivas para a conquista da Farmácia como Estabelecimento de Saúde. “Medicamentos não são produtos comuns, mas algo para a garantia da saúde da população. A legislação precisa reconhecer isso”, reiterou.

A presidente do SindFar/SC, Fernanda Mazzini, pediu mais autonomia aos profissionais. Segundo ela, os farmacêuticos ficam atrelados ao interesse comercial dos donos dos estabelecimentos e não conseguem exercer o papel de profissionais da saúde.
“Por isso temos que aprovar a lei que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde. Não e uma luta corporativa, mas é uma bandeira da população”, afirmou.

Representando os homenageados da noite, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), presidente da Frente Parlamentar de Assistência Farmacêutica, agradeceu a honraria. “É uma honra contar com o reconhecimento desta casa legislativa, que abre suas portas para os farmacêuticos e nos possibilita visibilizar a categoria, levando a nossa luta pela transformação da farmácia em estabelecimento de saúde para toda a sociedade”, ressaltou.

Após a cerimônia, público e autoridades confraternizaram em um coquetel no hall da Assembleia Legislativa.