mar

Assembleia Legislativa homenageia duas farmacêuticas pelo Dia Internacional da Mulher

A dedicação destacada de duas farmacêuticas na prestação de serviços a Santa Catarina e na defesa dos direitos das mulheres renderá homenagens na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Clair Castilhos e Raquel Ribeiro Bitencourt estão entre as seis indicadas pelas deputadas estaduais que exercem mandato na atual legislatura para representar as mulheres catarinenses em sessão ordinária nesta quarta-feira (9), um dia depois do Dia Internacional da Mulher.

Os nomes de Clair e Raquel foram sugeridos pelas deputadas Angela Albino (PCdoB) e Ada Faraco de Luca (PMDB), respectivamente. Clair foi diretora do SindFar e Raquel presidiu o CRF/SC. Representantes de sindicatos, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fórum Lei Maria da Penha, Coordenadoria Estadual da Mulher e outras entidades de defesa dos direitos das mulheres foram convidadas para a sessão.

Bancada feminina

As cinco deputadas estaduais de Santa Catarina compõem na Alesc a bancada feminina com a intenção de fazer avançar no espaço legislativo matérias de interesse das catarinenses. Apesar de representarem apenas 10% das cadeiras no parlamento, formam a maior bancada feminina em 177 anos de história da Alesc. A primeira ação coletiva da bancada na atual legislatura será uma audiência com o governador Raimundo Colombo (DEM) para debater medidas de combate à violência contra a mulher. As deputadas levarão ao chefe do governo estadual as reivindicações das organizações feministas pelo cumprimento da Lei Maria da Penha. A lei prevê diversos mecanismos capazes de garantir a segurança das mulheres de que SC não dispõe, como Defensoria Pública, Centros de Referência e casas-abrigo para as vítimas.

Conheça as homenageadas

Clair Castilhos (deputada Angela Albino)
É farmacêutica bioquímica, mestre em saúde pública, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e Conselheira Nacional de Saúde. Também é membro do Conselho Diretor da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e membro do Comitê Acadêmico da Universidad Itinerante da Rede de Saúde da Mulher Latino Americana e do Caribe. Participou do movimento sanitarista, foi dirigente do SindFar/SC e vereadora em Florianópolis de 1983 a 1992.

Raquel Ribeiro Bittecourt (deputada Ada Faraco De Luca)
Raquel Ribeiro é natural de Tubarão, no Sul do estado, é farmacêutica bioqímica. Tem dois filhos e ao longo de sua vida dedicou-se à carreira e à família, em especial a um dos filhos, autista. Foi presidente do CRF/SC. Atualmente é diretora da Vigilância Sanitária Estadual. A escolha de seu nome veio pela superação. Raquel é um exemplo de mulher que, mesmo com problemas pessoais, trabalhou pela sociedade e conseguiu uma posição de destaque profissional.

Jamile Machado (homenageada pelo Parlamento)
Servidora efetiva da Assembleia Legislativa, Jamile Machado atuou por 37 anos na comunicação social da Casa, tendo colaborado na instalação da Assessoria de Imprensa, em 1978. Seu principal atributo: facilitar o contato entre deputados e jornalistas, auxiliando para que as informações tivessem acesso público, contribuindo na transparência do Poder Legislativo. Jamile sempre atendeu a todos com cordialidade, eficiência e correção. Em dezembro de 2010 aposentou-se, depois de quase quatro décadas de excelentes serviços prestados.

Joana Maria Pedro (deputada Ana Paula Lima – PT)
A história de luta das mulheres pela independência e liberdade faz parte do trabalho de Joana Maria Pedro. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina e uma das coordenadoras do Instituto de Estudos de Gênero. A experiência de Joana na área da história se destaca com temas relacionados ao feminismo, história das mulheres, entre outras. Com vasta produção publicada em livros e artigos, Joana é uma referência de profissional que escolheu dar visibilidade às mulheres.

Alvete Pasin Bedin (deputada Luciane Carminatti)
Filha de professora, aos 16 anos iniciou a vida profissional no Magistério. Ao longo da vida, acumulou funções de destaque, como na coordenação Regional de Chapecó, na Secretaria de Educação, na direção de escola, entre outras. Alvete também participou da fundação do Conselho da Mulher no município de Chapecó. É atual Coordenadora Estadual do SINTE/SC. Com atuação destacada na luta pela educação pública, dedicou-se em defesa de um ensino de qualidade e do reconhecimento dos professores.

Carolina Mathilde Wagner Probst (deputada Dirce Heiderscheidt)
A mais idosa senhora do município de Palhoça, Carolina Mathilde Wagner Probst tem 103 anos de idade. Nasceu no dia 12 de março de 1908, no distrito de Rio Bonito, então município de Palhoça, hoje Rancho Queimado. Vó Lula, como é conhecida, teve cinco filhos, dos quais apenas um está vivo. Seus filhos deram a ela uma significativa continuidade, ao todo são 16 netos, 27 bisnetos e quatro tataranetos. Destes 103 anos de vida vó Lula tem muitas histórias para contar, muitos acontecimentos para relembrar e muito a ensinar.