27
nov

Assembleias definem pauta de reivindicações para a campanha salarial 2016/2017

O piso salarial e os benefícios que o SindFar vai defender nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 foram definidos em três assembleias promovidas pelo SindFar no Estado em Joinville e também em Florianópolis e Itajaí, onde os encontros aconteceram após os paineis sobre "Assistência Farmacêutica, Farmácia Estabelecimento de Saúde e Sustentabilidade das Farmácias", promovido pelo CRF/SC. A organização dos farmacêuticos hospitalares foi o destaque desta primeira fase da campanha salarial. Apesar do reduzido número de participantes, a qualificada participação dos colegas oportunizou debates elevados e o sensível aprimoramento da pré-pauta, conforme avaliação da presidente Fernanda Mazzini (Nanda).

Antes mesmo das assembleias oficiais, farmacêuticos que atuam nos hospitais fizeram reuniões prévias para analisar e contribuir com a pré-pauta. Segundo Nanda, a participação dos colegas que atuam nos estabelecimentos hospitalares vem crescendo nas últimas três campanhas. A consequência é a melhoria constante das convenções que regem a atuação dos profissionais nos hospitais. A partir desta pauta, por exemplo, o sindicato defenderá a inclusão de cláusula prevendo auxílio-creche. "A partir das necessidades apontadas pelos colegas podemos personalizar as pautas cada vez mais e, assim, atender às especificidades das diferentes áreas de atuação", explica Nanda. A presidente lamenta a falta de participação de representantes de áreas como laboratórios, transportadoras e distribuidoras. Mesmo as farmácias e drogarias, que concentram o maior percentual de farmacêuticos no Estado, teve baixa representação.

Além de serem fóruns obrigatórios para deliberação sobre as pautas de reivindicações, as assembleias são oportunidades privilegiadas para troca de experiências. "A categoria farmacêutica precisa tomar ciência da importância das assembleias. Neste espaço, podemos falar sobre e angústias enfrentadas no cotidiano, perceber que muitas vezes as dificuldades são coletivas e buscar soluções juntos", alerta a presidente.

Também participaram das assembleias as vice-presidente Isabel Arena de Kami e as diretoras Fernanda Manzini, Samara Jamile Mendes, Luciano Soares, Karen Berenice Denez e Noemia Liege Maria da Cunha.

Compartilhe a notícia