out

Assembleias dos farmacêuticos preparam campanha salarial 2014/2015

A cada ano que passa, novas atribuições somam-se às nossas atividades diárias. Se, por um lado, a sociedade começa a dar importância do nosso papel, por outro, há mais trabalho e mais responsabilidades. Paulatinamente, a valorização profissional vem acontecendo, mas é preciso que isso se reflita nos nossos contracheques. Os farmacêuticos merecem mais e apenas unidos podem alcançar vitórias econômicas e sociais.

O Sindicato dos Farmacêuticos publicou edital convocando todos os farmacêuticos a participarem das assembleias para construção da pauta de reivindicações à campanha salarial 2014/2015. Neste ano, os encontros acontecerão em Tubarão (29/10), Blumenau(31/10), Itajaí (01/11) e Florianópolis(04/10), locais em que o SindFar conseguiu espaço físico para reunir a categoria.

As assembleias definirão o valor do piso e as cláusulas sociais que o SindFar defenderá nas negociações da convenção com os sindicatos que representam os empregadores. No total, são dez os sindicatos patronais com quem o SindFar precisa negociar o piso dos farmacêuticos, além de três federações. Nas últimas negociações, os farmacêuticos do comércio (exceto Itajaí), que representa a grande maioria dos profissionais no Estado, conquistaram o melhor reajuste dos últimos anos: 12,09%. As convenções das distribuidoras, laboratórios e comércio da região de Itajaí contabilizaram reajustes acima de 10%. Apenas a convenção dos farmacêuticos hospitalares e da indústria teve o reajuste mínimo do INPC(6,77%). Pela primeira vez, também houve convenção para os farmacêuticos que atuam nas transportadoras (veja aqui como ficou a evolução do piso em cada convenção).

No entanto, continua a diferença de piso estabelecido para os farmacêuticos da região de Itajaí (R$ 2.563,00) e das demais regiões (2.200,00). Os patronais não aceitam nivelar o salário dos profissionais do oeste, sul, capital, meio oeste, norte, vale e Itajaí, mantendo o desequilíbrio entre o que ganham farmacêuticos que executam os mesmos serviços em regiões diferentes do estado. “Esta situação é inadmissível, mas apenas mudará com a adesão efetiva dos colegas no processo de negociação, desde as assembleias até a negociação”, afirma a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini. Para reforçar o espaço de participação dos colegas, o SindFar pretende formar, durante as assembleias, uma comissão de negociação com representantes da categoria nas diferentes regiões do Estado.

Está deflagrada a campanha salarial 2013/2014. Confira as datas das assembleias, convide os colegas e participe. Ajude a construir um piso salarial e condições justas de trabalho para a categoria.

Veja aqui o edital publicado neste dia 15 de outubro no jornal A Notícia

TUBARÃO e REGIÃO – 29/10 – 19h30min
LOCAL: Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL (Bloco Pedagógico/D- Auditório 311, Rua Avenida José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, Tubarão/SC)

BLUMENAU e REGIÃO – 31/10 – 20h15min