jul

Ato médico: atenção multiprofissional ainda está em risco

As categorias da saúde continuam mobilizadas para garantir que o Ato Médico (PL nº268/2002) seja aprovado pelo Congresso Nacional na forma sancionada pela presidente Dilma Roussef. Representantes de conselhos profissionais e sindicatos planejam uma intensa agenda que inclui reuniões com parlamentares e atos públicos em Brasília no mês de agosto para sensibilizar senadores e deputados a manterem os vetos da presidente, que atendeu às reivindicações dos trabalhadores para garantir a autonomia profissional. Quem não pode se deslocar a Brasília também tem a oportunidade de colaborar pressionando os congressistas por e-mail.

Depois de sancionada pela presidente, a proposta, que tramitou durante anos na Câmara e no Senado, precisa voltar às casas legislativas para votação final. “O cenário não é muito favorável à manutenção dos vetos, pois há grande pressão da classe médica, que é muito influente no parlamento, e precisamos nos mobilizar para sensibilizar o Congresso”, afirma a diretora Fernanda Manzini. Nesta semana, a farmacêutica representou o SindFar em um debate na UFSC sobre o tema com a participação de integrantes das demais categorias da saúde.
Até o final de agosto ou até a apreciação da matéria, farmacêuticos e outros trabalhadores cujo exercício profissional é atingido pelo PL devem enviar e-mails pressionando os congressistas pela aprovação da proposta sancionada. O Conselho Regional de Enfermagem desenvolveu um sistem automático disponível neste link. Faça a sua parte enviando os e-mails e divulgando o endereço para sua rede de amigos, colegas da saúde, do trabalho, vizinhos, familiares. Todos precisam se mobilizar pela garantia à atenção multiprofissional na saúde.