nov

Blog da negociação 2012/2013

Agite a campanha salarial no

12 de junho

Proposta da indústria é 7% de reajuste. SindFar rejeita.

A diretoria do SindFar não aceitou a proposta da indústria para o reajuste salarial dos farmacêuticos. As empresas do setor, que tem o piso salarial mais baixo entre todas as convenções da categoria do estado, ofereceu 7% (menos de R$ 100). Apesar de o percentual ser superior ao oferecido nos últimos anos, quando apenas o INPC era considerado pelos patronais, o SindFar considera que a correção necessária é bem maior.

A presidente Fernanda Mazzini solicitou ao representante do setor (indústria química, farmacêutica, de arroz, carne e derivados) que levasse aos patronais uma nova proposta: que o novo piso fique o mais próximo possível de R$ 1.800. A resposta deve chegar nos próximos dias. “Há tempos que a convenção dos farmacêuticos da indústria não conta com ganho real. Os patronais precisam ser razoáveis para que possamos evoluir mais na negociação”, argumenta Fernanda.

Resumo da negociação com a indústria

O SindFar apresentou na mesa de negociação a proposta definida pelas assembleias: R$ 2.600,00. A assessoria jurídica que representa a Fiesc declarou o valor inviável. Então, o SindFar solicitou minimanente o alinhamento ao piso acordado para o comércio: R$ 1.950.00. O representante dos patronais também rejeitou sistematicamente a proposta. Afinal, a presidente Fernanda Mazzini apresentou uma proposta derradeira: no mínimo, R$ 1.850,00, o valor definido para os hospitalares. Os patronais rejeitaram e ofereceram 7%. SindFar não aceita e reivindica que piso se aproxime ao máximo de R$ 1800.

12 de junho

14 de junho: negociação com a indústria

O novo piso dos farmacêuticos das indústrias química, farmacêutica, de arroz, carne e derivados está prestes a ser acordado com a FIESC, é o que espera a diretoria do SindFar. Representantes dos sindicatos dos farmacêuticos e do patronal tem reunião marcada na próxima quinta-feira (14 de junho) para discutir o assunto.

16 de abril

SindFar quer ganho real para o piso indústria

A direção do SindFar está negociando com a Fiesc a última convenção dos farmacêuticos. Trata-se do piso dos profissionais que atuam nas indústrias química, farmacêutica, de arroz, carne e derivados. É também o piso mais baixo da categoria. Isto por que a Fiesc concede a todas as categorias que atuam nas indústrias o mesmo patamar de reajuste, que quase sempre é igual ao INPC, o que impede que o farmacêutico alcance o valor justo. Raramente, a Fiesc concede aumento real (além da reposição salarial).

Na negociação do ano passado, pela primeira vez, o SindFar conseguiu sensibilizar os hospitalares pela equiparação o piso do comércio. A presidente argumentou que o setor nunca oferece ganho real e que é preciso reconhecer o papel diferenciado dos farmacêuticos dentro das indústrias.

O representante da Fiesc deve agora levar a proposta aos patronais e apresentar um parecer ao SindFar até o final desta semana.

03 de abril

PISO DOS FARMACÊUTICOS DOS LABORATÓRIOS: R$ 2.500,00

O Sindilab aceitou a última proposta do SindFar e o novo piso salarial dos farmacêuticos que atuam neste segmento ficou em R$ 2.500,00. O percentual de reajuste ficou em 6,84% (5,47% do INPC + 1,37% de ganho real). Ao longo das últimas campanhas, as negociações com o Sindicato dos Laboratórios elevaram consideravelmente o salário dos farmacêuticos. “Alguns sindicatos patronais são mais flexíveis e sensíveis à importância do nosso papel dentro dos estabelecimentos. Não é o caso da maioria dos patronais do comércio, mas conseguimos construir este entendimento junto ao Sindicato dos Laboratórios”, explica a presidente Caroline Junckes.

REPASSE DO REAJUSTE: atenção empregados e empregadores

Todos os reajustes acordados entre o SindFar e os patronais precisam ser homologados pela Delegacia Regional do Trabalho. Os empregadores apenas são obrigados a repassar o reajuste depois deste procedimento, que pode demorar semanas, mas os que desejarem já podem repassar o percentual acordado. Lembrando que o novo salário é retroativo à data-base dos farmacêuticos, ou seja, vale desde 1º de março.

Resta a negociação do piso para a indústria. Veja como ficaram os novos pisos

LABORATÓRIOS

O sindicato patronal dos laboratórios ofereceu a reposição da inflação para os farmacêuticos (INPC). O Sindfar propôs minimamente arredondar o salário para R$ 2.500,00. O SindFar aguarda a resposta do Sindilab.

PISO DOS FARMACÊUTICOS HOSPITALARES: R$ 1850,00 E R$ 1.950,00

Acordado o novo piso dos farmacêuticos que atuam nos hospitais.

– não-especializados:R$ 1850 – reajuste de 8.83% (5.47% + 3.36% de ganho real)
– especializados em farmácia hospitalar: R$ 1950 8.34% (5.47% + 2.87% de ganho real)

No próximo ano, o SindFar pretende debater com a categoria que atua nesta área a adesão ou não aos acordos da categoria preponderante dos hospitais, o que viabilizaria aos farmacêuticos acessar benefícios concedidos às demais categorias atuantes nos hospitais.

PROPOSTA DO ISO DAS DISTRIBUIDORAS É IGUAL AO DO COMÉRCIO: R$ 1.950,00

Para os farmacêuticos que atuam nas distriubidoras, vale a mesma proposta dos farmacêuticos do comércio para a maioria das regiões:R$ 1.950,00. O acordo foi fechado na mesma negociação.

PISO DAS DISTRIBUIDORAS É IGUAL AO DO COMÉRCIO: R$ 1.950,00

27 de março

NOVO PISO DO COMÉRCIO FICA EM R$ 1.950,00 NO ESTADO – COM EXCEÇÃO DA REGIÃO DE ITAJAÍ, ONDE O FARMACÊUTICO GANHARÁ R$ 2.330,00

Os farmacêuticos que atuam no comércio já tem novo piso: R$ 1.950,00. O novo salário incorporou 5.47% mais 2.87% de ganho real, totalizando 8.34% de reajuste. O valor final foi um meio termo entre a última proposta dos patronais (R$ 1900) e o mínimo estipulado pelo SindFar na última reunião, que usou todos os argumentos possíveis para alcançar pelo menos R$ 2.000,00, mas sem encontrar disposição por parte dos patrões. O auxílio-creche também subiu para R$ 90. Nenhuma das novas cláusulas propostas foram consideradas pelos sindicatos patronais.

A diretoria se sente frustrada com o resultado deste processo negocial. A intransigência dos sindicatos patronais comprova que os patrões se recusam a reconhecer a importância do profissional farmacêutico dentro das farmácia e continuam a tratar a farmácia como um comércio qualquer.

Este ano, cresceu a diferença salarial entre os profissionais da região de Itajaí e do restante do estado. O profissional que atua nos municípios abrangidos pelo patronal de Itajaí ganha R$ 380 a mais do que aqueles que executam as mesmas funções em Lages, por exemplo. “Nossa esperança é de que os patronais se espelhem no exemplo do patronal de Itajaí, que pelo segundo ano demonstra muito mais disposição em negociar acordos que refletem um avanço gradativo na valorização do farmacêutico”, afirma a diretora Fernanda Mazzini.

Novas cláusulas

Os representantes dos sindicatos patronais também foram irredutíveis quanto às novas cláusulas propostas na pauta. Nem mesmo o auxílio-alimentação, que se comprometeu no ano passado em avaliar com as empresas filiadas, foi aceito. Tampouco benefícios de baixo impacto financeiro, como a instalação de banquetas para acomodação do profissional e a liberação do farmacêutico para as aulas de pós-graduação, foram aceitos. Alguns patronais até concordam que a liberação do farmacêutico estudante é fundamental para viabilizar o aperfeiçoamento necessário ao profissional. No entanto, afirmam que apenas concordariam com o registro da cláusula na convenção com o compromisso do CRF em não multar o estabelecimento quando o profissional se ausentar para as aulas ou exames. A diretoria do SindFar argumentou que todo profissional tem este direito, desde que comunique o Conselho com a devida antecedência e deve procurar a diretoria do CRF para assegurar esta premissa.

Ficou assim:

PISO DO COMÉRCIO

Novo piso

Percentual de reajuste

Itajai e região

(Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Brusque, Camboriú, Canelinha, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Major Gercino, Navegantes, Nova Trento, Penha, Porto Belo, São João Batista e Tijuca)

R$ 2.330,00

Restante do Estado

R$

21 de março

URGENTE: É NESTA SEGUNDA, 26, NOVA REUNIÃO COM OS PATRONAIS DO COMÉRCIO. AJUDE A PRESSIONAR PARA QUE REVEJAM A PROPOSTA SALARIAL. NO MÍNIMO, R$ 2.000,00!

Na próxima segunda-feira, 26 de março, acontece a próxima rodada de negociação com os patronais do comércio. A contra-proposta deles é R$ 1900, ou seja, apenas a reposição do INPC e R$ 430 a menos do que o piso acordado com para os profissionais da região de Itajaí. Apesar de toda a argumentação da direção do SindFar, os patrões foram taxativos: não querem pagar mais! É hora de pressionarmos juntos para sensibilizar os patrões por um salario digno.

Até lá, vamos escrever para os representantes dos sindicatos patronais e outros patrões. Abaixo, segue um texto como sugestão e os endereços de e-mail. Mobilize os colegas e participe!

REUNIÃO COM PATRONAIS DO COMÉRCIO VAREJISTA: dia 26, às 14h30min, na sede do SindFar. Aberta à participação dos farmacêuticos!

ASSUNTO: VALORIZAR DO FARMACÊUTICO

Senhores patrões

Como profissionais que atuam na linha de frente das farmácias, cumprindo um papel estratégico no cuidado à saúde da população, venho solicitar a sua compreensão valorizando o meu trabalho e de meus colegas e elevando o piso salarial da categoria para patamares dignos. Passei por, no mínimo, quatro anos de investimento financeiro e intelectual para cumprir a função que atualmente exerço. É questão de justiça que eu tenha o direito de melhorar a vida da minha família e viabilizar o meu aperfeiçoamento. Este ganho também é do estabelecimento e da população.

Atenciosamente,

Farmacêutico

sincofarma@cdljoinville.com.br
sindilojas@sindlojasblumenau.com.br
sistema@sincofarma.com.br
aciho@gmail.com
farmaciaherval@yahoo.com.br
sindicarne@ccmail.com
brstiajs@netuno.com.br
sindivinho@formatto.com.br
sindipi@sindipi.com.br
sindimate.sc@bol.com.br
sindarroz@sindarroz-sc.com.br
sindicatodocafe@terra.com.br

21 de março

PROPOSTA DOS PATRONAIS HOSPITALARES: R$ 1800 E R$ 1900 PARA ESPECIALIZADOS

Não passou da reposição do INPC a proposta da Federação dos Hospitais para o piso salarial dos farmacêuticos. Segundo o presidente Tércio Kasten, as instituições hospitalares não alcançam a recomposição de receita na mesma medida da inflação. Argumental que a tabela de serviços do SUS, que o Ministério da Saúde repassa aos hospitais para custear os atendimentos públicos, não tem reajuste há anos.

A diretoria do SindFar rejeitou a proposta. “No ano passado iniciamos um processo de equiparação de salário dos profissionais do setor hospitalar com os da farmácia comercial. Precisamos, no mínimo, manter esse patamar”, explicou a presidente Caroline Junckes. A contra-proposta foi de R$ 1.900,00 para os não especializados e R$ 2.000 para os especializados, valores que estão sendo negociados atualmente com os patronais do comércio.

O presidente da Fehoesc comprometeu-se em discutir a contra-proposta do SindFar com as outras empresas hospitalares da base. Uma nova reunião foi agendada para o dia 28 de março, às 15h na Fehoesc.

19 de março

PROPOSTA DOS PATRONAIS DO COMÉRCIO: R$ 1.900,00

Os sindicatos do comércio ofereceram proposta vergonhosa aos farmacêuticos: R$ 1.900,00. Este valor alcança apenas a reposição do INPC. É a metade do reajuste alcançado pela negociação com o sindicato patronal da região de Itajaí, que concedeu 5% de ganho real além do INPC.

A proposta foi sistematicamente rejeitada pelo Sindicato dos Farmacêuticos. Para a diretoria do SindFar, o mínimo aceitável é R$ 2.000,00. Uma nova reunião deve ocorrer ainda em março. A expectativa é que os patronais revejam seus posicionamentos.

“Os patronais insistem em ver a negociação estritamente sob o ponto de vista mercadológico. Embora há anos tentemos sensibilizá-los, há uma grande dificuldade de compreensão sobre a necessidade de valorização do farmacêutico, de como isso reflete na qualidade do serviço prestado”, afirma a presidente Caroline Junckes, que representou a categoria na reunião, juntamente com a diretora financeira Fernanda Mazzini e a assessoria jurídica.

Outras convenções

Nesta terça (20 de março) há reunião de negociação do piso dos farmacêuticos dos hospitais na sede da Fehoesc, às 15h30min.

14 de março

NEGOCIAÇÃO COM PATRONAIS DO COMÉRCIO

Mais uma rodada de negociações com os patronais do comércio acontece nesta quirta-feira, 15 de março. A diretoria e assessoria jurídica do SindFar se desloca até Joinville, onde acontecerá a reunião com os representantes dos patronais de todo o estado na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Joinville e Região Norte, com exceção da região de Itajaí que já fechou acordo (leia abaixo). Os colegas da região que puderem participar estão convidados a contribuir e defender a pauta da categoria.

Reunião de negociação com os sindicatos patronais do comércio

15 de março – 14h30min – sede do Sincofarma (Rod. SC-301 – KM 81, 6339 – Bairro Rio da Prata/Piraberaba)

12 de março

ATENÇÃO: PISO DA REGIÃO DE ITAJAÍ É R$ 2.330,00

Por um erro de cálculo, o valor do novo salário acordado para a região de Itajaí (abaixo) foi publicado equivocadamente. O novo piso ficou em R$ 2.330,00 (5,47% do INPC + 5% de ganho real). Atente também para os municípios de abrangência da região: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Brusque, Camboriú, Canelinha, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Major Gercino, Navegantes, Nova Trento, Penha, Porto Belo, São João Batista e Tijucas.

09 de março

Patronal de Itajaí eleva piso do farmacêutico para R$ 2.230,00

Mais uma vez, o sindicato patronal da região de Itajaí sai na frente com a proposta salarial dos farmacêuticos. O piso dos profissionais dos municípios abrangidos pela região* (veja relação abaixo) aumentará para R$ 2.230,00.

Desde o início da negociação, a direção do sindicato declarou que as empresas não poderiam cumprir o piso proposto pelo sindicato, mas que se esforçaria para buscar o maior reajuste possível. O novo salário totaliza 10,47% de aumento (5% além do índice do INPC – 5,47%). A presidente do SindFar Caroline Junckes avalia esse índice com uma conquista para os profissionais da região. “Sabemos que o valor do salário ainda está aquém do que o nosso trabalho vale, mas é preciso reconhecer que 5% de ganho real é algo que poucas categorias conseguiram nos últimos anos. Outras categorias do serviço público sequer conseguiram a reposição de inflação (INPC)”, observa. Para Caroline, o histórico das últimas negociações com o patronal de Itajaí estão contribuindo para a elevação gradativa do salário do farmacêutico. O auxílio-creche também aumentou de R$ 85,00 para R$ 94,00.

MUNICÍPIOS ABRANGIDOS PELA REGIÃO DE ITAJAÍ (atualizado em 12 de março)

28 de fevereiro

Contra-proposta dos sindicatos patronais

Informamos que ainda não temos qualquer novidade sobre o fechamento das convenções coletivas de trabalho e novos valores de piso salarial. Na última reunião de negociação os sindicatos de base patronal (com os quais discutimos e acordamos as cláusulas das convenções) receberam a pré-pauta de reivindicações e se comprometeram a entrarem em contato assim que tivessem elaborado uma contra-proposta. Até o momento estamos aguardando para que isto aconteça.

A data-base continua sendo mantida em 01 de março. Sendo assim, mesmo que o fechamento da convenção aconteça em data posterior, tudo aquilo que for aprovado deve ser adotado de forma retroativa à data-base.

Continue acompanhando o blog e aguarde por novas informações!

15 de fevereiro

Primeira reunião com patronais na Delegacia Regional do Trabalho

Depois da conversa com patronais do comércio na sexta (09 de fevereiro), a diretoria do SindFar reuniu-se nesta terça (14) com representantes dos patronais dos hospitais (Fehoesc), laboratórios (Sindilab) e Fiesc (Federação das Indústrias), que representou Sindicarne, Sindicato da Indústria Química e Sindiarroz. Todos afirmaram que não concluíram o debate da pauta dos farmacêuticos com suas bases. Fiesc, Sindilab e Fehoesc declararam que não concordam com interposição de dissídio caso as negociações não avancem. Assim, ficam respaldados pela Emenda Constitucional 45, que impede que o sindicato dos empregados (SindFar, no caso) peça intervenção da Justiça do Trabalho para decidir o acordo caso as negociações não finalizem até a data-base. Também declaram que desejam negociar diretamente com o SindFar, sem intermediação da Delegacia Regional do Trabalho. Novas reuniões de negociação serão agendadas em separado depois que houver discussão com as bases dos patronais, entre o final de fevereiro e o início de março.

Transporte e logística

Nos últimos anos, o SindFar vem tentando negociar também um piso para os farmacêuticos que atuam em transporte e logística. Nesta reunião, o Fentracesc compareceu para declarar que não pode negociar em nome das empresas que representa. Entretanto, dispôs-se a pesquisar entre as transportadoras para identificar o número de farmacêuticos existentes nos seus quadros. O SindFar também deverá solicitar estas informações ao CRF/SC.

9 de fevereiro

Reunião com patronais do comércio

A diretoria recebeu representantes de sindicatos patronais do comércio para a primeira rodada de negociação no dia 09 de fevereiro. Estiveram representadas a Federação do Comércio do Estado de SC e os Sindicatos do Comércio Varejista do Vale do Itajaí, Tubarão, Criciúma e do Oeste Catarinense. O encontro oportunizou iniciar as discussões sobre a pauta dos farmacêuticos para resultar em ganhos salariais para os farmacêuticos até a sua data-base (01 de março).

Como de costume, os patronais demonstram resistência em aceitar o piso proposto nos patamares propostos pelos farmacêuticos na pauta (R$ 2.600,00). Alegam que as pequenas e médias empresas não dispõem de recursos para custear o reajuste. Também evitam discutir benefícios como vale-alimentação, alegando que as grandes redes de farmácia não aceitam.

Os patronais garantiram que estão dispostos a debater detalhadamente a pauta dos farmacêuticos e devem ampliar as discussões junto às suas bases. Uma nova reunião com os patronais do comércio deve ocorrer após o carnaval.

Hiperconcentração atrasa o avanço salarial do farmacêutico

As grandes redes, que costumam arrochar os direitos dos farmacêuticos, também são uma pedra no sapato da categoria na hora da negociação. Muitas descumprem a convenção e resistem em aumentar o salário, apesar registrar lucro espantoso e engolir as pequenas farmácias. Para fazer frente a essas práticas, a diretoria do SindFar propôs aos patronais que avaliem a possibilidade de escalonar o piso dos farmacêuticos. “Vamos fazer estudos para que a remuneração leve em conta o porte das empresas empregadoras com o objetivo de buscar um equilíbrio do desproporcional mercado farmacêutico, hoje hiperconcentrado”, explica o vice-presidente do SindFar, Ronald Ferreira dos Santos.

No dia 14, o SindFar comparecerá para defender a pauta dos farmacêuticos em reunião com patronais de outras áreas, como laboratórios e
indústria.

08 de fevereiro

Reunião com patronais do comércio acontece na sede do SindFar neste dia 09/02. DRT agenda para 14/02

A reunião com todos os sindicatos patronais na Delegacia Regional do Trabalho foi reagendada para o dia 14 de fevereiro, às 14 horas. Mesmo assim, está mantido o encontro com os patronais do comércio nesta quinta, 09 de fevereiro, às 14h30min no SindFar. A intenção é iniciar um debate sobre cada cláusula da pauta dos farmacêuticos buscando ampliar os benefícios à categoria.

Leia atentamente a pauta de reinvidicação aprovada pela categoria em assembleia para defendê-la e divulgá-la. É preciso sensibilizar os patrões e os patrões sobre as necessidades do trabalhador do balcão da farmácia. Acesse aqui

26 de janeiro

Patrões não aparecem para negociar. Nova reunião marcada para 09/02 na DRT

Nenhum dos sindicatos patronais convidados compareceu à reunião de negociação marcada para o dia 25 de janeiro na sede do SindFar. Apenas dois justificaram formalmente a ausência: os representantes do sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Florianópolis e região (por motivos particulares) e do sistema Sincofarma (que alegou estar em processo de discussão da pauta com a sua base). O Sindilab informou por telefone que a representante já tinha compromissos anteriormente assumidos. O restante dos 16 patronais sequer manifestou-se. A diretoria do SindFar agendou nova data para o encontro: 09 de fevereiro, às 14h30min. Desta vez, a conversa acontece na Delegacia Regional do Trabalho.

A vez dos colegas proprietários de farmácia

De fato, após a entrega da nossa pauta em dezembro, alguns sindicatos patronais estão fazendo suas próprias assembleias para deliberar sobre as reivindicações da categoria. A presidente do SindFar, Caroline Junckes, conclama os farmacêuticos proprietários de farmácia a participarem destas reuniões patronais para que influenciem os sindicatos favoravelmente aos farmacêuticos. “Neste momento, os colegas proprietários de farmácia tem a oportunidade de sensibilizar e nos ajudar a valorizar a nossa profissão. É uma contribuição fundamental que pode fazer toda a diferença”, afirma.

Como exemplo, Carol cita região de Itajaí, onde a intervenção de colegas farmacêuticos no sindicato patronal fez elevar o piso salarial acima dos patamares do resto do estado.

24 de janeiro

25/01 – primeira rodada de negociações

Foi marcada para o dia 25 de janeiro a primeira rodada de negociação com os sindicatos patronais. Trata-se da primeira reunião para debater a pauta de reivindicação dos farmacêuticos para ampliação dos benefícios e do piso salarial. O encontro está agendado para as 14h30min na sede do SindFar.

Dentre os 16 sindicatos patronais convocados, quatro justificaram ausência nesta primeira rodada: SINDLAB, FEHOESC, SINCOFARMA e SINCOVAFARMA.

Os farmacêuticos estão convidados a participar do encontro.

Veja a lista dos Sindicatos convocados:

1. Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina
2. Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas, patologia Clínica e Anátomo-Citopatologia Clínica no Estado de Santa Catarina – SINDLAB
3. Federação do Comércio do Estado de SC
4. Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Joinville e região norte
5. Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Vale do Itajaí
6. Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Itajaí
7. Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Florianópolis
8. Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Tubarão
9. Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Criciúma
10. Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste Catarinense
11. Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos no Estado de Santa Catarina – SINCAMESC
12. Federação das Industriais do Estado de SC
13. Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados do Estado de SC
14. Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado de SC
15. Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de Santa Catarina
16. Federação das Empresas de Transportes de Cargas de Santa Catarina

19 de dezembro

Farmacêutico não é caixa nem serviços gerais

Frequentemente, profissionais recebem a incumbência de prestar serviços domésticos, de caixa e outras atribuições completamente alheias à sua função. Para preservar a função original do farmacêutico, o SindFar já garante há anos nas convenções a isenção de pagamento de quebra de caixa. Agora, busca assegurar de uma vez por todas o respeito à Resolução 308/CFF, que dispõe sobre a Assistência Farmacêutica em farmácias e drogarias. Por isso, fez constar na pauta da convenção uma cláusula que impede o desvio do profissional das suas funções originais. Trata-se da cláusula 28:

VEDAÇÃO A ATIVIDADES ALHEIAS ÀS ATRIBUIÇÕES

Ao profissional farmacêutico fica vedada a execução de atividades alheias às atribuições definidas pela legislação farmacêutica.

Para garantir este direito, é preciso que a cláusula seja aprovada na reunião de negociação.

15 de dezembro

Fechada pauta dos farmacêuticos

A diretoria do SINDFAR finalizou a pauta de reivindicações dos farmacêuticos. Neste ano, há pauta específica para os farmacêuticos hospitalares, abrangendo os profissionais que atuam em laboratórios dentro de hospitais. Voltam à pauta itens como vale-alimentação, auxílio-creche e gratificação para RT e farmacêutico-gerente. Veja abaixo a síntese da pauta e consulte as duas versões na íntegra.

O que os farmacêuticos querem:

– Piso (COMÉRCIO, DISTRIBUIDORAS, INDÚSTRIAS, TRANSPORTADORAS, HOSPITALAR, LABORATÓRIOS) – R$ 2.600,00
– 5% para quem recebe salário acima do piso o aumento real
– CLAUSULA NOVA: garantia do pagamento retroativo em uma única parcela, no mês seguinte à homologação da convenção
– CLAUSULA NOVA: fornecimento de água e assentos para descanso para os trabalhadores
– AUXÍLIO CRECHE: R$ 250,00
– AUXÍLIO-SAUDE: até R$ 200,00
– VALE-REFEIÇÃO: R$ 20,00
– VALE-REFEIÇÃO EM REGIME DE PLANTÃO: R$ 25,00
– TICKET ALIMENTAÇÃO: R$ 350,00 (fornecido através do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego)
– ABONO DE UM DIA DE TRABALHO NO DIA DO FARMACÊUTICO E ANIVERSÁRIO
– GRATIFICAÇÃO POR RT – 35%
– GRATIFICAÇÃO PARA Diretor Técnico que acumular gerência – 35% (além dos 40% previstos em lei para gerentes)
– ADICIONAL NOTURNO – 50%
– INSALUBRIDADE
– ADICIONAL DE PERICULOSIDADE para estabelecimentos comerciais localizados nos postos de gasolina – 30%
– HORAS EXTRAS – até o limite de 2 horas diárias terão acréscimo de 70%
– VEDAÇÃO AO BANCO DE HORAS
– abono de faltas para pós-graduandos nos horários de exames ou aulas
– abono de 2 dias por mês para acompanhamento de filhos em consulta médica ou internação hospitalar
– até 12 (doze) faltas abonadas por ano para participar de congressos, reuniões, simpósios e encontros técnicos,
– LOCAL RESERVADO PARA ATENDIMENTO FARMACÊUTICO
– FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS A PREÇO DE CUSTO
– Baixa da RT custeada pela empresa se demitir o profissional ou em caso de rescisão indireta
– participação do farmacêutico nos lucros
– Cláusula 28 – VEDAÇÃO A ATIVIDADES ALHEIAS ÀS ATRIBUIÇÕES
– Vedada a execução de atividades alheias às atribuições definidas pela legislação farmacêutica

25 de novembro

Encerradas assembleias dos farmacêuticos pelo estado

O SindFar realizou em Joinville nesta quinta-feira (24 de novembro) a última das três assembleias para debater a pré-pauta de reivindicações. O vice-presidente do sindicato, Ronald Ferreira dos Santos, destacou o interesse dos colegas de Joinville. “Houve excelente participação, o que demonstra o interesse e a força da categoria. Os farmacêuticos estão despertando para a necessidade de construirmos juntos melhores condições de trabalho e salário”, afirmou.

Depois de discutir todas as cláusulas propostas com a categoria, a diretoria do sindicato finalizará a pauta, consolidando o documento que será defendido na negociação com sindicatos patronais.

21 de novembro

Farmacêuticos em assembleias pelo estado

A primeira assembleia da campanha salarial 2012/2013 debateu a pré-pauta dos farmacêuticos em Florianópolis na sexta-feira, 18 de novembro.

Entre as sugestões dos profissionais da capital, está a alteração da cláusula que define a hora-extra para permitir o banco de horas. Nesta terça, os colegas da região sul terão oportunidade de avaliar a proposta de pauta. A última assembleia acontece na quinta-feira em Joinville. Participe!

A permissão do banco de horas partiu de colegas que afirmam preferir o descanso programado. A proposta dos colegas de Florianópolis institui um sistema de compensação de horas extras (banco de horas) nos termos do artigo 59, parágrafo segundo da CLT. Assim, o trabalhador poderia folgar as horas trabalhadas desde de que comunique a empresa com 48 horas de antecedência. Está prevista ainda a estipulação de um limite para o banco de horas. A pré-pauta definida pelo SindFar prevê a proibição do banco de horas mas poderá ser substituída pela proposta dos colegas de Florianópolis se acatada pelas demais regionais.

PRÓXIMAS ASSEMBLEIAS

CRICIÚMA e REGIÃO – Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Criciúma (Rua Leone Perassoli, 49- Bairro Comerciário)
DATA: 22/11/2011, as 19h00min e 19h30min
FONE: p/ contato (48) 3224-02-32- Fernanda Mazzini

JOINVILLE e REGIÃO – Edifício Terraço Center (Rua Mario Lobo, 61, Auditório, 15º andar, Centro)
DATA: 24/11/2011, às 19h00min e 19h30min
FONE: p/ contato (48) 3224-02-32 – Fernanda Mazzini
(48) 99210102 – Caroline Junckes

16 de novembro

Venha debater a pré-pauta na assembleia da capital e região

Conheça aqui a proposta do SINDFAR para a pré-pauta da campanha salarial 2011 e participe das assembleias! A primeira acontece nesta sexta (18 de novembro) em Florianópolis. Todos juntos para fazer avançar a valorização do farmacêutico!

ASSEMBLEIA DE FLORIANÓPOLIS e REGIÃO – Baía Norte Palace Hotel (V. Beira Mar Norte, 220)
DATA: 18/11/2011, às 18h00min e 18h30min
08 de novembro

Descontente com o piso? Venha construir a campanha salarial nas assembleias dos farmacêuticos

SINDFAR propõe piso R$ 2.600,00 e precisa da categoria unida para o salário avançar

Crescem as responsabilidades do farmacêutico, mas o reconhecimento salarial custa a chegar. Quem pode mudar isso? Nós, todos juntos! A Diretoria do SINDFAR/SC conclama os farmacêuticos que atuam nas áreas de Análises Clínicas, Hospitalar, Distribuidoras de Medicamentos/Correlatos, Indústria e Comércio Varejista à construção de mais uma campanha salarial. Você que, como nós, está insatisfeito com o piso do farmacêutico, tem voz e poder de decisão. Três assembleias para debater a pauta de reivindicações acontecerão pelo estado neste mês de novembro. É a sua oportunidade de ajudar a construir juntamente com os colegas uma pauta à altura da competência do farmacêutico.

A proposta do Sindfar para o novo piso do farmacêutico é R$ 2.600,00. Na opinião da diretoria do sindicato, este é o valor que minimamente dá conta das responsabilidades do trabalho farmacêutico em Santa Catarina. “O piso atual não corresponde ao investimento do profissional na sua formação e também não é suficiente para o farmacêutico sustentar uma família. É deste ponto que deve partir a nossa defesa junto aos patrões”, afirma a presidente Caroline Junckes.

Em breve, disponibilizaremos a pré-pauta na íntegra para que o farmacêutico possa avaliá-la e levar suas ponderações às assembleias. Quem trabalha nos horários dos encontros também pode participar, basta que comunique o CRF/SC (através do e-mail dfi@crfsc.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ) para justificar ausência.

Programe-se e chame os colegas. A hora de construir a valorização salarial é AGORA!