mar

Boicote o concurso público de Balneário Barra do Sul

O Sindicato dos Farmacêuticos e o Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina estão propondo que a categoria boicote o concurso público do municipio de Balneário Barra do Sul, no norte do estado. O edital lançado pela prefeitura prevê salário de R$ 770,16 para farmacêutico. Para outros profissionais graduados na área da saúde, os salários variam entre R$ 2.079,87 e R$ 4.680,37.

Nos últimos anos, a presença do farmacêutico cresceu significativamente nos municípios de Santa Catarina, fruto da pressão das organizações farmacêuticas e do Ministério Público. No entanto, pela lei em vigência, os municípios tem autonomia para estabelecer o salário dos funcionários públicos sem levar em consideração as convenções das categorias. “Mesmo que não sejam obrigadas a seguir os pisos salariais dos profissionais, é moralmente inaceitável e vergonhoso que as administrações desmereçam a função com um salário tão baixo”, afirma a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini, que levou a discussão para debate durante a Plenária do Conselho Regional de Farmácia.

“O farmacêutico nas unidades de saúde do município gera mais saúde para a população, ao aumentar a segurança no tratamento medicamentoso, e otimiza os investimentos em medicamentos. Nada mais justo que a prefeitura reconhecer a relevância da sua função através de uma remuneração justa”, afirmou a presidente do CRF/SC, Hortência Tierling, que também é dirigente do SindFar.

As duas organizações devem remeter ofício à prefeitura de Balneário Barra do Sul alertando sobre a disparidade dos salários estabelecidos pelo edital e solicitam aos farmacêuticos que não se inscrevam no concurso. “Lidamos com o bem maior que é a saúde. Não podemos ser coniventes com a desvalorização da nossa função”, disse a presidente do SindFar.

A denúncia chegou até o SindFar através de um colega farmacêutico.