10
out

Brasil é o terceiro pior em direitos do trabalhador

O Brasil é o terceiro pior país do mundo para os trabalhadores. É o que aponta a edição de 2022 do Índice de Direitos Globais da CSI (Confederação Sindical Internacional), atrás apenas de Bangladesh (1º) e da Bielorrússia (2º).

Para os trabalhadores brasileiros, a conjuntura piorou com a aprovação da reforma trabalhista (lei 13.467/2017) pelo governo Michel Temer, após o golpe político-parlamentar-jurídico-midiático de 2016.

Desde a reforma, aprovada em 2017, o sistema de negociação coletiva desmoronou no Brasil, com queda acentuada de 45% no número de acordos coletivos concluídos.

Com o governo Bolsonaro, a situação se deteriorou por conta também da gestão desastrosa da pandemia de Covid-19. Além de condições de trabalho inadequadas, as violações no Brasil incluem corte de salários, perseguição a movimentos grevistas, redução de benefícios e demissões.

Mundo

De acordo com o levantamento, em 2022, sindicalistas foram mortos em pelo menos 13 nações. Além disso, 41% dos países negaram ou restringiram a liberdade de expressão e reunião. Os trabalhadores sofreram prisões e detenções arbitrárias em 69 países. Do total, 66% deles negaram ou restringiram o acesso dos trabalhadores à Justiça.

Fonte: CTB

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Sem categoria

Fenafar convoca assembleia dos farmacêuticos(as) da Ebserh

A Fenafar convoca os(as) farmacêuticos(as) que atuam na EBSERH para uma assembleia geral, no dia 03 de maio, às 20h, através da plataforma Meet. O objetivo da reunião é discutir e deliberar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2024-2025. Contamos com a presença de todos e todas, para juntos debatermos os pontos do […]

Piso salarial Sem categoria

Divulgado o índice de reposição salarial dos farmacêuticos

Já estão valendo os novos pisos salariais dos farmacêuticos(as) de Santa Catarina. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, acaba de ser divulgado pelo IBGE e ficou em. 3,86%. O percentual de reposição salarial deve ser aplicado na folha de pagamento de março de 2024. A reposição está garantida […]

Eleições no Sindfar

Eleita a nova diretoria do Sindfar/SC para o triênio 2024/2027

O farmacêutico Luiz Henrique Costa foi reeleito presidente do Sindfar/SC para o próximo mandato à frente da entidade que representa os farmacêuticos e farmacêuticas catarinenses. A única chapa inscrita, “TRABALHO FARMACÊUTICO PRODUTOR DE VALOR, PRODUTOR DE DIREITOS” obteve a maioria dos votos. A eleição ocorreu na terça-feira 12 de março pela rede mundial de computadores. […]