25
fev

Cai o consumo de remédios para emagrecer

Relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes revela que os brasileiros diminuíram o uso de medicamentos para emagrecer, os anorexígenos com base em anfetaminas.

Esses inibidores de apetite representam um grande problema para o país, que liderava seu consumo. São drogas lícitas vendidas com prescrição médica, cujas consequências podem ser graves, segundo alertou o órgão internacional. Em 2005, foram ingeridos no país 34.392 quilos das duas principais substâncias para emagrecer – a anfepramona e o femprotorex.

Em 2008, o consumo caiu para 11.132 quilos. O representante para o Brasil e o Cone Sul do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unocd), Bo Mathiasen, disse que o abuso de drogas lícitas vem substituindo o das ilegais e supera, no mundo, o uso de heroína, cocaína e ecstasy somados. Nos EUA, 6,2 milhões de pessoas são dependentes de remédios com tarja preta.

– As pessoas pensam que abuso de medicamentos é uso inadequado. Mas as consequências são letais. É muito perigoso – avisou.

Com informações do Jornal O Globo – 25 de fevereiro de 2010

Compartilhe a notícia