jun

Câmara votará PL Farmácia Estabelecimento de saúde na próxima terça, 10 de junho

O debate sobre o projeto que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde foi colocado entre as prioridades para o debate na Câmara dos Deputados nestas duas semanas de esforço concentrado para aprovação de projetos. O esforço concentrado mobiliza os deputados na véspera do início da Copa do Mundo e da realização das convenções partidárias. “A unidade da categoria foi fundamental para que pudéssemos construir este acordo. É importante destacar a atuação de várias entidades, como o CFF e a Federação Interestadual de Farmacêuticos. A Fenafar sempre apostou nesta unidade para potencializar as lutas da categoria”, afirmou o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos.

Muitas reuniões foram realizadas nesta e nas últimas semanas em Brasília. Debates com parlamentares e com o setor varejista para tentar chegar a um acordo que garantisse a aprovação do projeto. “E o esforço, valeu”, comemora Ronald. “Foi construído um acordo com todos os setores econômicos e sociais que atuam na área da farmácia, de que o estabelecimento farmacêutico deva ser reconhecido como um estabelecimento de saúde. A partir deste acordo, a Câmara dos Deputados assumiu o compromisso de colocar o projeto 4385/94 em votação com o apoio da maioria das bancadas partidárias. A aprovação deste projeto significará um passo importante para mudar a relação que a sociedade têm com a farmácia e também com o medicamento”, ressaltou o presidente da Fenafar, com muita emoção.

Para o vice-presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Rilke Novato, o movimento realizado pelas entidades que compõem o Fórum Nacional de Lutas pela Valorização Profissional coroa uma luta que é conduzida pela Fenafar há mais de 20 anos. “Demos um grande e importante passo para conseguir esta vitória que temos trabalhado há mais de vinte anos. Para este arremate final, seria importante fazer uma mobilização intensa para trazer a categoria para Brasília. É fundamental essa mobilização porque o projeto vai ser o primeiro item da pauta da próxima terça-feira (10)”, disse Rilke.

O diretor de comunicação da Fenafar, Sérgio Luis, também destacou a importância da presença dos sindicatos em Brasília para contribuir com o avanço desta pauta fundamental para a categoria e para a sociedade. "Esta quarta já é um dia histórico para a nossa categoria, porque conseguimos construir um processo que vai mudar a farmácia. Acho que o trabalho das entidades foi fundamental para chegarmos a este êxito", destacou.

A Fenafar vai procurar construir uma grande mobilização, levando representação de todos os seus sindicatos filiados para acompanhar a votação na próxima terça-feira que poderá entrar para a história da profissão farmacêutica.

Fonte: Fenafar