set

Candidaturas à prefeitura da capital comprometem-se com as propostas da 9° Conferência Municipal de Saúde

candidaturas_capitalAs candidaturas à prefeitura da capital afirmaram compromisso com o cumprimento das proposições da 9° Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis nesta terça-feira, 20 de setembro. Integrantes de cinco das sete chapas à majoritária compareceram ao evento chamado pelo Conselho Municipal de Saúde no auditório do Centro de Ciências da Saúde, na UFSC.

As candidaturas assinaram a carta de compromisso com o SUS, proposta pelo Conselho Municipal de Saúde e Conselhos Locais. A carta, que concentra 18 pontos, sintetiza o resultado dos debates realizados no processo de conferência para propor direcionamentos para as políticas de saúde do município. Dentre as principais propostas, estão a ampliação do financiamento para a saúde em 25% até 2019 e o fortalecimento da assistência farmacêutica.

candidaturas_capital_fernandaA dirigente do SindFar e conselheira do CMS Fernanda Manzini foi a mestre de cerimônias da noite. Segundo Fernanda, pela primeira vez uma ação proposta pelo Conselho procurou comprometer o(a) futuro(a) governante municipal antes mesmo das eleições. "Este compromisso é simbólico por que chamamos a atenção das candidaturas para as definições da conferência, um processo que reuniu cerca de mil pessoas para pensar e planejar a saúde do município, elegendo as prioridades para a efetivação do SUS com qualidade e acesso para toda a população. A cidade já tem plano para a saúde e são estas as propostas que precisam nortear o trabalho da prefeitura", afirmou.

Assinaram a carta as candidaturas Angela Albino/Gabriel Kazapi (PCdoB/PT), Angela Amin/Rodolfo Pinto da Luz (PP/PSD) Elson Pereira/Fábio Botelho (PSOL/PV/REDE), Gean Loureiro/João Batista (PMDB/PSDB/DEM/PDT/PRB/PRTB/PSC/PTB/PTN/SD/PR/PRP/PPS/PPL/PTC), Murilo Flores/Edupercio Pratts (PSL/PSB/PHS/PROS/PMB). O presidente da Fenafar Ronald Ferreira dos Santos, sindicatos, associações de moradores e outras organizações também prestigiaram o evento.