nov

Caravana do SUS chega a Santa Catarina

Depois de percorrer o país para mobilizar a sociedade civil e governos locais em torno da valorização do Sistema Único de Saúde, a Caravana do SUS chega a Florianópolis no próximo dia 30 de novembro. A atividade acontece no Hotel Morro Das Pedras (Rua Manoel Pedro Vieira, 550, Praia do Morro das Pedras). Gestores, usuários e prestadores de serviço são conclamados a debater temas estratégicos, como o subfinanciamento do sistema e a regulamentação da Emenda Constitucional n 29, que procura justamente atacar esse problema.

A edição catarinense é a penúltima de um calendário organizado pelo Conselho Nacional de Saúde com o apoio dos conselhos estaduais e que encerra no dia 8 de dezembro em Brasília. Para participar é preciso inscrever-se no site www.saude.sc.gov.br.

Para o vice-presidente do SindFar e membro do Conselho Nacional de Saúde pela Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, o evento é uma oportunidade para fortalecer a luta por um modelo de gestão diferenciado. “Queremos um modelo que enfoque a aten­ção à saúde, e não à doença; que tenha a atenção bá­sica como primeira referência, e não a hospitalar; e em que o trabalho em saúde seja resultado da participação de uma equipe multiprofissional, e não como privativo um único profissional, o médico”, afirma.

Mobilize a sua cidade e participe! Confira a programação:

9h – Ato Político de Lançamento

10h – Painel: Avanços e Desafios do SUS – 1ª Conferência Mundial sobre o