26
jan

Carta Aberta – Solidariedade e reconhecimento a luta do povo Yanomami

Dirigida: Presidência da República; Ministério Saúde; Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai; Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos – Sctie.

Carta Aberta – Solidariedade e reconhecimento a luta do povo Yanomami.

A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) vem manifestar a nossa solidariedade e reconhecimento a luta do povo Yanomami.

As vidas ceifadas pela irresponsabilidade do Estado brasileiro, no período de 2018/2022, que tornou-se cúmplice e promotor de projetos predatórios, como o garimpo e o desmatamento.

As doenças graves e a desnutrição do povo Yanomami são um sinal da perversidade provocada pela ausência de políticas públicas e pela negligência planejada com os modos de vida e com a cultura dos povos indígenas.

Nossa indignação, por essa tragédia humanitária no território Yanomami, se amplia ao termos conhecimento pelas mídias sociais que:

– em 17 de julho de 2020, o então governo federal, recebeu um alerta internacional, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, de que o povo yanomami vivia uma situação “grave e urgente” e ações teriam de ser tomadas diante do risco de “danos irreparáveis” para os indígenas. (Fonte)

– segundo o Intercept Brasil, nos últimos dois anos o povo Yanomami fez cerca de 21 pedidos à Funai, Polícia Federal, Exército e Ministério Público, denunciando o avanço do garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami.(Fonte)

Diante destes crimes, e tantos outros, defendemos que os responsáveis por esse desrespeito as vidas, a cultura nacional, ataques a terra respondam criminalmente, diante a lei.

Destacamos e saudamos a imediata ação humanitária do governo Lula para acompanhar e promover ações emergenciais de enfrentamento à situação do Povo Yanonami. Mas defendemos que seja concretizado um plano de ação, a médio e longo prazo, para a tomada de providências cabíveis para salvar vidas e o meio ambiente.

Dentre as medidas urgentes citamos a implementação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) com o olhar às necessidades e respeito a cultura do povo Yanomami, assegurando a autonomia ao Distrito Sanitário Especial Indígena para implantar sua própria Relação de Medicamentos Essenciais, baseando-se nas especificidades regionais e perfil epidemiológico, garantindo assim uma lista de medicamentos apropriada para atender de forma adequada a população indígena. Bem como regulamentar a utilização de medicamentos tradicionais dos povos indígenas, reconhecendo e garantindo o devido crédito para as comunidades que detém os conhecimentos tradicionais.

Mas também programar o chamamento de concurso público para farmacêuticos e demais trabalhadores, enquanto está aberta inscrição para novos voluntários para apoiar a Força Nacional do SUS, focado, em especial, para serviços em território Yanomami.(Inscreva-se)

A Fenafar, na sua trajetória em prol saúde, do trabalho e pelo Brasil, e os seus sindicatos filiados, se colocam à disposição do Governo Federal e o povo Yanomami para contribuir com nossa expertise e compromisso com a vida, a promoção da segurança sanitária, justiça social, dignidade aos indígenas e ao Brasil.

Fenafar e Sindicatos filiados

Foto: Igor Evangelista/MS

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Eleições no Sindfar

Uma chapa é inscrita para as eleições do Sindfar/SC 2024/2027 

No processo eleitoral para a renovação da diretoria executiva e do conselho fiscal do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindfar/SC), uma chapa oficializou sua inscrição dentro do prazo estabelecido pelo edital eleitoral.   A chapa, intitulada “Trabalho Farmacêutico produtor de Valor, produtor de Direitos”, formalizou seu requerimento de inscrição através de documento encaminhado à […]

Notícias Sem categoria

Participe da Conferência Livre preparatória para a 5ª Conferência Nacional de CT&I 

O Projeto Integra, está promovendo uma Conferência Livre como parte das atividades preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). A Conferência Livre representa um espaço aberto e democrático para a discussão de temas fundamentais que envolvem a interseção entre ciência, tecnologia, inovação, participação social e saúde.  Este evento, além de […]

Seu direito

O mercado farmacêutico cresce, as vagas aumentam, mas a qualidade do emprego só piora

Enquanto uma reportagem recente, celebra o crescimento das vagas de trabalho no setor farmacêutico, a realidade dos profissionais da categoria é bem diferente, marcada por condições de trabalho precárias e uma luta constante por direitos básicos.   Diferente do apresentado na TV, Fenafar e os sindicatos filiados mostram uma realidade muito mais dura. A qualidade dos empregos nas […]

Democracia

Democracia Sempre: Para que o 8 de janeiro nunca mais se repita

Um ano se passou desde os tristes eventos de 8 de janeiro de 2023. Um dia que ficará marcado na memória brasileira como uma tentativa sombria de desestabilizar a democracia e nossas instituições democráticas. A FENAFAR o Instituto Enfar e os Sindicatos filiados relembram com seriedade os atos de vandalismo e tentativas de golpe aos […]