nov

Cartilha divulga CISTTs, comissões que ajudam a prevenir acidentes de trabalho

face_cartilhacistOs serviços e programas que dizem respeito à saúde dos trabalhadores são monitorados pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT). É papel da CISTT instrumentalizar os conselhos de saúde para que proponham ações capazes de identificar e prevenir doenças do trabalho junto à população.

Em todo o país, existem apenas 131 CISTTs, embora a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990), que cria estas comissões, preveja a sua existência em todos os municípios e estados, ligadas aos conselhos de saúde. Para informar a população sobre a função das CISTTs e incentivar a formação de novas comissões, o Conselho Nacional de Saúde lançou a cartilha “Conheça a CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora)”.

O material foi lançada durante o 7° Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e teve conteúdo elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde com o apoio das coordenações de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Maranhão, que sediou o evento.

Durante o lançamento da cartilha, o presidente do CNS, Ronald Santos, lançou um desafio: o de que, na próxima edição do evento, todas as 424 regiões de Saúde do país contem com este tipo de instância. “A CISTT é a nossa possibilidade concreta de monitorar, participar, contribuir para a formulação das políticas e ver a Política Nacional de Saúde do Trabalhador ganhar força, ganhar musculatura e conseguir ser posta em prática”, disse.

Leia a cartilha e saiba mais sobre a CISTT

Com informações do Conselho Nacional de Saúde