jun

Casan oferece 5%; funcionários reivindicam INPC integral

Em nova etapa de negociação, os sindicatos que representam os trabalhadores da Casan lutam para elevar a proposta de reajuste da empresa. O percentual oferecido pela Casan é de 5% não alcança as perdas salariais dos trabalhadores no ano. Na última reunião, representantes da Intersindical (formada pelos sindicatos dos farmacêuticos bioquímicos – SindFar/SC-, engenheiros, arquitetos, geólogos, administradores, técnicos, economistas, contabilistas e profissionais de nível médio que atuam na empresa) reivindicaram contraproposta que contemple, ao menos, o equivalente ao acumulado do INPC nos últimos 12 meses anteriores a maio de 2016, que fechou em 9,83%. A possibilidade de greve não está descartada.

Durante a última reunião de negociação com a empresa, no dia 27 de maio, a direção solicitou prazo até 15 de junho para apresentar contraproposta. Os trabalhadores tem paralisação agendada para o dia 10 de junho. Portanto, solicitaram que a diretoria da Casan antecipe seu parecer para a véspera da paralisação, viabilizando a avaliação da categoria em assembleia. "Reunidos em assembleia, os trabalhadores decidirão os rumos da campanha salarial. Dentre elas, a possibilidade de greve", afirma a presidente do SindFar/SC Fernanda Mazzini, que participa da negociação representando os farmacêuticos bioquímicos.