maio

Comunidade universitária diz não à privatização do HU/UFSC

Uma consulta pública explicitou a posição contrária da maioria da comunidade acadêmica à adesão do Hospital Universitário à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A Ebserh foi o artifício criada no final do Governo Lula para gerir os hospitais universitários brasileiros e que, na prática, abre espaço para organizações privadas realizarem a gestão em troca de lucro, distorcendo a lógica da saúde como direito.

No total de 8731 votos, 6168 (70,59%) foram contrários à adesão e 2548 (29,18%) foram favoráveis, com 15 votos em branco (0,23%). Com o resultado por categoria, 75,62% dos estudantes votaram pela não adesão e 25,3% pela adesão. Dos técnicos-administrativos, 68,34% foram contrários e 28,67% foram favoráveis. Já entre os docentes, foram 37,94% pelo “não” e 58,51% pelo “sim”.

A consulta pública foi organizada pelo Comitê Estudantil em Defesa do HU 100% Público e pelo Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações. Apesar de não ter caráter deliberativo, servirá de argumento para os conselheiros que defendem o HU Público quando a adesão ou não à EBSERH entrar na pauta do Conselho Universitário (CUn).

"O resultado da consulta pública mostrou que a comunidade universitária compreendeu os riscos que envolvem entregarmos a gestão do nosso HU à EBSERH", acredita a estudante de Farmácia Júlia Dalla Corte Vaz, que é coordenadora da
Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (Enefar) e integra o Comitê Estudantil em Defesa do HU 100% Público.

Curta a página do movimento no Facebook e acompanhe o debate