maio

Concluídas negociações com o comércio e transportadoras, SindFar pressiona pelo fechamento das demais CCTs

45 dias após a data-base, os farmacêuticos que atuam nas farmácias e drogarias catarinenses – que somam a maioria dos profissionais do Estado – já tem novo piso salarial. O SindFar/SC também acaba de fechar o acordo com o patronal das transportadoras que também concedeu reajuste equivalente ao INPC. Ainda resta finalizar as negociações das Convenções Coletivas de Trabalho que beneficiam os colegas das outras áreas de atuação representadas pelo SindFar/SC. Confira o status das negociações salariais dos farmacêuticos catarinenses:

Comércio (farmácias e drogarias)

Convenção fechada. Termos das CCTs disponíveis para consulta (clique aqui). Com reajuste do INPC (11.08%) + 0,58% de ganho real, os colegas que atuam nas farmácias e drogarias da região de Itajaí passam a receber R$ 3.400,00. No restante do Estado, o reajuste máximo concedido pelos patronais alcançou apenas o índice de reposição (11,08%), passando para R$ 2.832,54.

Transportadoras:

O acordo fechado com o patronal no dia 17 de maio garantiu a reposição salarial aos farmacêuticos que atuam nas empresas de transporte. O piso passou de R$ 2.597,45 para R$ 2.885,25 e foram mantidas todas as cláusulas da convenção 2015/2016.

Hospitais

A primeira oferta do patronal foi a reposição das perdas salariais em duas parcelas de 5,5% (em março e em maio). A categoria rejeitou. Após nova rodada de debates, os colegas admitiram parcelamento apenas na hipótese de equiparação com o piso pago pelos laboratórios e passaram a reivindicar reajuste de 13% dividido em 2 parcelas de 6,5% para profissionais que recebem acima do piso. Os patronais não aceitaram e ofereceram, então, o INPC (11,08%) integral. Os farmacêuticos hospitalares organizados decidiram, então, solicitar aumento salarial de 12%, a fim de garantir um ganho real, ainda que mínimo. O SindFar/SC e os farmacêuticos hospitalares aguardam o parecer dos representantes dos patrões sobre a última proposta.

Indústria:

O patronal apresentou proposta de reajuste de 10%, inferior ao INPC. SindFar/SC reivindica INPC e ganho real de 4% a fim de elevar o piso mais baixo entre as convenções farmacêuticas.

Laboratórios

Através de intermediários, o Sindilab apresentou proposta de concessão do reajuste equivalente ao INPC (11,08%) dividido de duas vezes de 5,5%, pagos em março e em maio. O SindFar/SC reivindica, ao menos, que o aumento salarial seja integral e em parcela única.

Distribuidoras:

Ainda não houve manifestação por parte do Patronal. SindFar/SC propõe equiparação com o piso pago nas farmácias e drogarias.

Casan

A Casan ofereceu 5% de reajuste na escala salarial dos funcionários profissionalizados. A proposta foi rejeitada pela intersindical, que congrega os sindicatos dos trabalhadores profissionais da empresa – dentre eles, o SindFar/SC. Os representantes dos trabalhadores devem estudar uma proposta alternativa para apresentar à diretoria da empresa.

Atualizada em 17/05/2016, às 16h51min.