01
jul

Conferência de saúde mental debate assistência farmacêutica

A mobilização dos farmacêuticos garantiu que demandas fundamentais, como o uso racional de medicamentos e o acesso à saúde com resolutividade, balizassem debates na II Conferência de saúde mental. O evento que encerra nesta quinta, 1 de julho em Brasília, discutiu a assistência farmacêutica e aprovou resoluções para qualificar a oferta do acesso integral a medicamentos eficazes, seguros e de qualidade.

A inclusão da assistência farmacêutica no primeiro eixo temático da conferência é consequência da participação da Fenafar na comissão organizadora do evento. O painel que discutiu o tema levou cerca de 30 propostas à plenária final. Entre as propostas, garantias de financiamento para as políticas públicas farmacêuticas e de recursos previstos pela portaria 2982/09 para repasse aos municípios de garantir o tratamento das pessoas com transtornos mentais no município de origem. Também a presença do farmacêutico nos serviços especifícos de atendimento ao paciente de saúde mental foram alvo de aprovação no painel.

Na foto, à esquerda, o diretor do SindFar e do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Junior.

Conheça as propostas apresentadas pelo painel.

Veja o material publicado pela Fenafar em abril para subsidiar os farmacêuticos no debate.

Com informações da Fenafar

Compartilhe a notícia