Conferência discute importância da comunicação para fortalecer o SUS

conferencia_comunicaTodos os dias, os telejornais mostram a dificuldade de acesso dos/as brasileiros/as aos serviços públicos de saúde. Até aí, nada de errado. Afinal, o SUS tem mesmo diversos problemas e o papel do jornalismo é visibilizar os fatos que tem impacto na vida da população. Mas por outro lado, o SUS também é referência mundial de política de saúde enquanto os serviços oferecidos pelos planos privados no Brasil decaem a cada ano. Estes dois fatos são bem menos recorrentes nos grandes veículos de comunicação.

Para refletir sobre a abordagem seletiva da cobertura midiática a respeito da saúde pública, entre outros temas, o Conselho Nacional de Saúde realiza a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde. O encontro pretende reunir profissionais de saúde que integram os conselhos municipais, estaduais e nacional de Saúde, representantes de órgãos de controle social e profissionais da mídia entre 18 e 20 de abril em Brasília.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos, explica que conferência de comunicação servirá para dialogar com a sociedadee sobre a necessidade de se defender o SUS. “A saúde não pode ser vista como mercadoria. Ela é um direito garantido na Constituição. Um dos grandes gargalos que temos encontrado está na área de comunicação, pois a maior parte das reportagens distorce a imagem do SUS. Temos de começar a mostrar o quão importante esse sistema é para os brasileiros”, afirmou.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta o Brasil como um dos primeiros e poucos países fora da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a reconhecer a saúde como direito de toda a população na sua legislação. Publicação do Banco Mundial também aponta que apesar de todas as dificuldades inerentes a um país em desenvolvimento, o Brasil é referência internacional na área de saúde pública e exemplo para outros países que buscam sistemas mais igualitários de saúde. O livro "20 anos de construção do sistema de saúde no Brasil – Uma análise do Sistema Único de Saúde", foi publicado pelo Banco Mundial em 2013, quando o sistema completou a segunda década de existência, e está disponível online por meio deste link.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesta página.

Ainda neste ano, o CNS promove também a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres entre os dias 1º e 4 de agosto e a 1ª Conferência Nacional de Vigilância e Saúde de 21 a 24 de novembro.