abr

Conferência Livre elege delegados e aprova proposta para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

Ao encerrar os trabalhos da Conferência Livre de Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida a Coordenadora Geral do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos, (ENFar), Silvana Nair Leite agradeceu todas as colaborações que tornaram o evento possível.

“Fizemos a nossa parte, parabéns a todos e todas participantes pelo excelente evento. Agradeço a toda ajuda recebida, desde a organização, passando pela divulgação até as pessoas que contribuíram com as suas experiências e aqueles que participaram presencialmente e de forma virtual.”

Silvana confirmou que a participação presencial superou as expectativas e o debate on-line atingiu níveis interessantes de envolvimento. “Foi uma experiência muito importante, poder realizar uma atividade hibrida propiciando a participação de forma bastante ampla de diversas pessoas de todo o país.”

Silvana também cumprimentou os delegados e delegadas eleitos para a 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho em Brasília.

De acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para a escolha dos delegados, a Conferência Livre de Acesso a Medicamentos elegeu três delegados e seus respectivos suplentes:

Delegada – Maria José Martins e suplente Débora Aligieri.
Delegado – Norberto Rech e suplente Alexandre Correia.
Delegada – Priscila Vautier e Susana Ploeg.

A delegada Maria José Martins agradeceu a votação recebida e exaltou a importância do farmacêutico no SUS.

“Se quisermos ter um SUS sustentável, nós não podemos fazer mais do mesmo, temos que focar no trabalho interprofissional, pois só assim as nossas competências como farmacêuticas vão agregar valor à jornada do paciente, precisamos ser vistos para além das quatro paredes da farmácia.”

Feliz com o sucesso da Conferência Livre, a delegada Priscila Vautier, destacou a ampla participação de diversos atores no processo de mobilização.

“A gente percebeu pelos comentários das pessoas que participaram pela internet que não eram apenas do nosso mundinho farmacêutico. Conseguimos romper a bolha e ampliar, estamos conseguindo fazer com que o nosso amanhã seja realmente outro dia. É a primeira vez que eu participo de uma conferência e quero ir lá e ser a voz de todos e todas você.”

Norberto Rech lembrou da participação dele na criação do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência e Tecnologia em 2003.

“Foi um momento histórico e uma responsabilidade enorme escrever a política de assistência farmacêutica, apresentá-la ao CNS e implementá-la em uma circunstância absolutamente conturbada, num governo que estava em disputa. Ser escolhido junto com os demais delegados numa conferência livre dentro de um movimento como se tornou o Projeto Integra é uma honra imensa.”

A coordenadora do Projeto Integra, Fernanda Manzini e o primeiro Secretário da Federação Nacional dos Farmacêuticos, (Fenafar), Delamare Falcão e Sá, fizeram a leitura de todas as propostas aprovadas pela Conferência Livre, e que serão defendidas pelos delegados eleitos.

Para conhecer as propostas visite a página da Conferência Livre.

Para assistir aos debates da Conferência Livre, busque pelo Youtube do Instituto ENFar

Veja as fotos do evento no https://flic.kr/s/aHBqjAB5hx