set

Confira as recentes determinações da Anvisa sobre medicamentos, cosméticos e itens de uso farmacêutico

As fiscalizações da Anvisa resultam em medidas para proteger a saúde da população. Confira as medidas registradas pela Agência em setembro até agora:

– Fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os lotes do Chá Misto Camomila e Cidreira; do Chá Misto Maçã e Hortelã Dia e do Chá Misto Maçã e Canela, da marca Da China e Chá Noite Tranquila Aromático da marca Chileno. Os produtos são fabricados  pela empresa Laboratório Industrial Vida e Saúde Ltda. De acordo com a Resolução 2.671/2015, publicada nesta segunda-feira (21/9) no Diário Oficial da União (DOU), os produtos estão de desacordo  com a legislação vigente.

– Suspensão, fabricação, comercialização de soluções parentais de grande volume e medicamentos estéreis produzidos pela empresa Pharmacia Artesanal. A medida está na Resolução 2.641/2015 publicada nesta segunda-feira (21/9) no Diário Oficial da União (DOU).

– Suspensão do Gloss redutor de volume defrisagem gradativa para cabelos louros com manchas ou descoloridos da empresa Devintex Cosméticos Ltda.A empresa deve promover o recolhimento do produto existente no mercado. A medida está na Resolução 2.640/2015 publicada em 21/09 no Diário Oficial da União (DOU).

A medida está na Resolução 2.614/2015 publicada em 16/09) no Diário Oficial da União (DOU).

– Revogação da suspensão dos medicamentos, cosméticos e alimentos fabricados pela empresa IFAN- Indústria Química e Farmacêutica Nacional S.A. A empresa teria adequado o seu sistema de qualidade aos parâmetros definidos para a fabricação de medicamentos, conforme consta no relatório da inspeção de Boas práticas de Fabricação de 30 de julho deste ano. A medida está na Resolução 2.595/2015 publicada em 14/09 no Diário Oficial da União (DOU).

– Revogação da Resolução que havia determinado a suspensão da importação, distribuição e comercialização de produtos da empresa Rejuvene Produtos Médicos e Hospitalares Ltda. Segundo Relatório de Inspeção 007198/15 produzido pela Coordenação de Vigilância Sanitária de São Paulo (Covisa/SP) a empresa está em condições sanitárias satisfatórias para atuar no mercado. A medida está na Resolução 2.593/2015 publicada em 14/09 no Diário Oficial da União (DOU).

– Suspensão do Gel Massageador Manteiga de Sucuri, da marca Néctar Cosméticos. A medida está na Resolução 2.594/2015 publicada nesta segunda-feira (14/9) no Diário Oficial da União (DOU).

– Suspensão da utilização do acelerador linear de elétrons Primus-Oncor Impression Plus, fabricado em outubro de 2005, número de série 70-4222,  da marca Siemens. A medida está na Resolução 2.549/2015 publicada em 10/09 no Diário Oficial da União (DOU).

– Apreensão e inutilização de cosmético Botox Blond Matizador Amino Redutor, considerado falsificado. A medida está na Resolução 2.548/2015 publicada em 10/09 no Diário Oficial da União (DOU).

– Suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e divulgação de todos os equipamentos com finalidade de embelezamento estéticos e seus acessórios fabricados pele empresa a I.N. dos Santos e Cia Ltda. O nome fantasia da empresa é Dermotec Brasil e não possui registro na Agência. A medida está na Resolução 2.547/2015 publicada de 09/09 no Diário Oficial da União (DOU).

– Suspensão da distribuição, da comercialização e do uso  do lote 130039804 da Tintura Creme  Beauty  Color , fabricada pela empresa Bonyplus Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Cosméticos Ltda. A medida está na Resolução 2.546/2015 publicada em 09/o9 no Diário Oficial da União (DOU).

– Suspensão da importação de todos os insumos farmacêuticos e medicamentos fabricados com insumos produzidos pela empresa Parabolic Drugs Limited.  A medida está na Resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 08/09.

– Interdição cautelar pelo prazo de 90 dias do lote 1409579 do medicamento Albendazol 400mg comprimido.  Confira a Resolução no Diário Oficial da União (DOU)

– Suspensão do lote 13L829 do medicamento genérico Cloridrato de Metformina 850. A medida está na Resolução 2.480/2015 publicada no dia 04/09 no Diário Oficial da União (DOU).

–  Interdição cautelar do lote L14H6F1 do comprimido genérico Albendazol 400mg, fabricado pela empresa Prati Donaduzzi & Cia Ltda. Confira a Resolução 2.478/2015 publicada em 03/09 no Diário Oficial da União (DOU).

– Suspensão de alguns lotes do medicamento Evoterin (cloridrato de irinotecano tri-hidratado) nas apresentações de 40 mg (20 mg/ml sol inj ct fa vd amb x 2 ml) e 100mg (20 mg/ml sol inj ct fa vd amb x 5 ml), após comunicado de recolhimento voluntário feito pela empresa Evolabis Produtos Farmacêuticos Ltda. A medida está na Resolução 2.476/2015 publicada em 02/09 no Diário Oficial da União (DOU).