jul

Conselho Estadual de Saúde propõe isolamento social mais rigoroso para conter a COVID-19

O Conselho Estadual de Saúde (CES) aprovou, na última reunião acorrida no dia 15 deste mês, duas importantes resoluções com medidas a serem adotadas pelas secretarias municipais de saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde buscando conter o avanço descontrolado da Covid-19 no Estado.

A resolução 002/2020 do CES orienta a adoção de medidas de isolamento social mais rigorosas nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos de COVID-19 e com taxa de ocupação dos serviços em níveis críticos. Nesses casos devem ser implementadas medidas que garantam pelo menos 60% da população em isolamento social, ou superiores a este percentual, quando se agravar a ocupação de leitos, de maneira progressiva e efetiva.

O documento estabelece também o afastamento dos trabalhadores dos grupos de risco de seus postos de trabalho, seja na iniciativa privada ou pública e mesmo que ocupantes de funções essenciais até que a pandemia esteja controlada.

Outra resolução, de número 003/2020, recomenda aos municípios a inclusão em seus comitês estratégicos de enfrentamento à COVID-19, de um representante do Conselho Municipal de Saúde. A medida visa assegurar a participação social na formulação e controle da execução da Política de Saúde durante a Pandemia.

Esta resolução vale também para o estado de Santa Catarina. O Conselho Estadual de Saúde, inclusive já indicou o farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos como seu representante no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) responsável pelas ações de enfrentamento da Pandemia no estado.

Ronald Ferreira dos Santos é diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina SindFarSC e presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar.

Conheça as resoluções:

Resolução CES – 002.2020