CFF lança livro sobre a atuação do farmacêutico na saúde pública

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou o livro "O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para ação". A publicação, que será distribuída gratuitamente, é destinada aos profissionais que atuam na saúde pública.

Lançado na última quinta-feira, 27/8, o projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública. A farmacêutica Silvana Nair Leite, diretora do SindFar, vice-presidente do CRF/SC e presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos, integra o grupo. Além dela, as diretoras Samara Mendes e Fernanda Manzini também participam da publicação.

“O objetivo é subsidiar esses colegas que têm um papel importantíssimo a cumprir no âmbito do maior sistema público de saúde do mundo”, comentou o vice-presidente do CFF e coordenador do projeto, junto com a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública, Lúcia Sales, conselheira federal de Farmácia pelo Ceará. “Com este livro, o Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública CFF apresenta a realidade do farmacêutico no SUS, as possibilidades de atuação e ainda pretende despertar o interesse do leitor sobre a saúde pública brasileira com todos os seus problemas, mas também com todas as suas soluções que têm salvado vidas brasileiras por esses 25 anos”, observa Lúcia Sales.

O livro é dividido em 10 capítulos, escritos por diferentes autores, todos, diretamente ligados à saúde pública. Eles abordam temas como o uso racional de medicamentos, a estruturação da assistência farmacêutica, o acesso aos medicamentos – dentro desse tema, a judicialização também é abordada – o desenvolvimento de novos fármacos. A presidente do Sinfargo Lorena Baía, e a tesoureira Mirtes Barros Bezerra contribuíram como co-autoras do capítulo 10 A assistência farmacêutica e o controle social.

Importância do SUS

O presidente do CFF, Walter Jorge João, destaca que a publicação do livro reflete o reconhecimento do Conselho da importância do SUS e do quanto os farmacêuticos podem contribuir para o crescimento e real afirmação do sistema. “Com os tópicos apresentados nesse livro, o CFF espera contribuir para que os gestores, farmacêuticos, outros profissionais da saúde e toda a sociedade conheçam um pouco mais sobre a atuação do farmacêutico no SUS, seja na dispensação direta ao usuário de medicamentos, na gestão da assistência farmacêutica ou subsidiando a tomada de decisões clínicas”, comentou.

Conforme Valmir de Santi, a publicação não tem a pretensão de ser um guia prático de assistência farmacêutica, mas apresenta dados relevantes sobre o tema, identifica problemas e sugere soluções para otimizar a atuação do farmacêutico no âmbito do SUS, até porque foi elaborada pelos integrantes do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF, todos com reconhecida e destacada atuação nesse importante segmento da profissão farmacêutica. A saúde da população é o resultado a ser alcançado e o farmacêutico tem muito a contribuir para isso.

Para ler o livro, clique aqui.

Fonte: Fenafar e Sinfargo