jun

Conselho luta contra o corte de verbas na Saúde em Florianópolis

panfleto_cortesSUS_CMSO anúncio do corte de R$ 38 milhões no orçamento da saúde pelo prefeito da capital, Cesar Souza Junior, provoca reação do Conselho Municipal de Saúde. Um ato público em Defesa do SUS deve mobilizar os representantes dos profissionais de saúde, usuários do SUS e outros setores ligados à área da saúde na próxima terça-feira, dia 14 de junho. Nesta data, às 14 horas, os integrantes do CMS pretendem reunir-se com o prefeito para tratar da questão.

Por meio do Decreto n. 15.903/2016_DOM Edição n. 1675, o prefeito anunciou a redução do orçamento da saúde em R$ 28 milhões. No ano passado, segundo o CMS, outros R$ 10 milhões foram suprimidos do orçamento, totalizando um rombo de R$ 38 milhões nos valores atribuídos à pasta. O Conselho denuncia a falta de materiais odontológicos, de enfermagem, de limpeza, escritório, medicamentos e dificuldades para a realização de exames.

Com a recente proibição de contratação de profissionais até 31/12/16, o acesso do usuário do sistema será ainda mais prejudicado pela falta de funcionários. "A crise econômica que o País atravessa é fato, mas não é razão para reduzir o percentual de repasse para saúde. É uma decisão política que demonstra descompromisso com a saúde dos munícipes. Como é possível que não haja recursos, considerando o aumento de 50% no IPTU desde 2013?", questionam os conselheiros no ofício em que solicitam a audiência com o prefeito.

O CMS também preparou panfleto para alertar a população.