05
set

CMS quer compromisso das candidaturas à prefeitura de Florianópolis com a saúde

Quem for eleito para a prefeitura da capital nas eleições de outubro precisa se comprometer com a saúde. É isso que o Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis procura garantir com a Carta de compromisso em defesa do SUS e de Florianópolis, documento que está aberto à assinatura de todos/as os/as candidatos/as ao executivo. O ato oficial de assinatura acontece no dia 20 de setembro, a partir das 19 horas no auditório da Pós-Graduação do CCS/UFSC. As candidaturas à Câmara Municipal também poderão subscrever o documento.

Segundo a conselheira e representante do SindFar/SC no CMS, Fernanda Manzini, o documento pretende garantir medidas como o aumentar o financiamento para a área da saude e o reconhecimento das decisões do controle social. Os conselheiros também alertam para a importância de se observar o perfil do/a futuro/a Secretário/a de Saúde a ser nomeado/a. "É preciso que a secretaria seja dirigida por uma pessoa técnica, com formação na área da saúde e habilidade de gestão", afirma Fernanda.

Entre as cerca de vinte pontos destacados pela carta, que será divulgada no dia das assinaturas, estão contempladas medidas para o fortalecimento da Assistência Farmacêutica, como a promoção do acesso e uso racional dos medicamentos e ampliação do número de farmácias de referências.

Compartilhe a notícia