abr

Conselhos e sindicatos da região Sul reforçam 16º Farmapolis

O SindFar/SC e CRF/SC receberam representantes das organizações farmacêuticas da Região Sul no dia 20 de abril, em Florianópolis.

A construção do 16º Farmapolis terá como foco a valorização do trabalhador e profissional farmacêutico. Através dos encontros, cursos, palestras e todas as atividades da programação, o evento procurará prover qualificação para todas as áreas de atuação. “Esse será um evento para diferenciar o trabalho farmacêutico de forma mais incisiva e elaborar planos de ações executáveis para interferir nas políticas públicas da área da saúde”, afirma a presidente do CRF/SC, Hortência Tierling.

“Há um consenso claro de que é fundamental realizar um evento com poder de auxiliar na valorização do trabalho farmacêutico em todas as áreas. E essa valorização, em sua melhor expressão, se manifesta como uma capacitação acima da média de mercado, que conduz o participante a alcançar melhores condições de trabalho”, avalia Marisol Muro, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

O secretário-geral do CRF/RS, Roberto Canquerini, considera que existe um desafio permanente na categoria que é despertar o interesse pela qualificação. “Há uma urgência por pragmatismo. Não adianta promovermos cursos, palestras e debates que não resultem em algum lucro para o profissional farmacêutico. Esse lucro deve ser uma clara distinção de competências e habilidades, e é nesse sentido que o FARMAPOLIS 2012 vai atuar”, assegura Canquerini.

“O que percebemos nessa reunião de Conselhos e sindicatos do Sul do país é que temos uma visão harmônica sobre os abismos da formação farmacêutica e a realidade de mercado e conseguimos produzir um entendimento sobe os objetivos e a forma de trabalho que devemos executar para vencer esse abismo”, pondera Lia Almeida, presidente do Sindicato de Farmacêuticos do Paraná.

À tarde, o encontro também contou com a participação de farmacêuticos que atuam na área acadêmica para a formulação da programação do evento.

A presidente do SindFar, Fernanda Mazzini, agradeceu a disposição das organizações farmacêuticas dos estados vizinhos em colaborar com a construção do evento. “Temos participação majoritária de farmacêuticos e estudantes destes dois estados no Farmapolis e desejamos fazer um Farmapolis cada vez mais adaptado aos seus participantes. Tenho certeza de que a participação das organizações fortalecerá o nosso evento”, afirmou.