26
ago

Consulta popular sobre reforma política. Vote SIM!

Tabela_plebiscitoEm plena campanha eleitoral, movimentos sociais de todo o país conclamam para a necessidade de mudar o sistema político. Entre  01 e 07 de setembro, acontece o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana, consulta que pretende colher dez mil votos de cidadãos e cidadãs interessados no debate sobre o Sistema Político. Em uma das urnas espalhadas pelo país ou neste link, os eleitores responderão à seguinte questão: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?

A proposta de plebiscito oficial foi derrubada pelas forças conservadoras do Congresso Nacional – que não tem interesse em mudar as regras de um jogo que estão ganhando. Portanto, acontecerá em caráter informal, mas não perde a capacidade mobilizatória e mantém o apoio de quase 400 entidades ao redor do país.

O movimento é amplo e, por isso, muitas entidades tem sugestões para a reforma política. No entanto, cinco pontos são considerados consensuais: financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais; voto em lista fechada e pré-ordenada; paridade de gênero nas listas partidárias; fim das coligações proporcionais – que permites nos estados coligações contraditórias à estabelecida em plano nacional; e ampliação dos mecanismos de democracia participativa (neste caso, a própria competência de se convocar um plebiscito seria ampliada, já que o Congresso, detentor dessa prerrogativa, não é mais considerado um parceiro confiável da sociedade civil).

Avise seus amigos, família, companheiros de escola e trabalho e participe! É a sua oportunidade de contribuir para a mudança do sistema político brasileiro. Procure uma urna perto de você e VOTE SIM!

Na página http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/, é possível encontrar todas as informações sobre a consulta, incluindo os locais de votação cadastrados até agora. Na capital, haverá urna no campus da UFSC.

Veja também o vídeo explicativo e curta no Facebook https://www.facebook.com/plebiscitoconstituinte

 

 

Compartilhe a notícia