fev

CRF oferece palestras gratuitas sobre pirataria de medicamentos

Abrindo as ações de qualificação em 2012, o CRF/SC oferece a palestra “AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL: RESPONSABILIDADE CRIMINAL DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO”. O palestrante é o Delegado de Polícia Federal e ex-assessor-chefe de segurança institucional da ANVISA Adílson Batista Bezerra (conheça o currículo do palestrante). As palestras acontecem entre fevereiro e abril em seis cidades do estado. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do Conselho.

Entre 2009 e 2010, a apreensão de medicamentos falsificados no Brasil aumentou 500%. Só no ano passado, foram descobertos 18 milhões de medicamentos irregulares no Brasil em 2010, segundo informações do Ministério da Justiça. Operações conjuntas da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apreensões de medicamentos falsificados intensificaram a fiscalização de estabelecimentos clandestinos e as buscas de produtos falsificados, adulterados, contrabandeados e sem registro. Entre os principais itens farmacêuticos falsificados estão anfetaminas e medicamentos para disfunção erétil.

No Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de utilização de medicamentos falsos está entre um dos maiores do mundo. A falsificação de medicamentos é considerada crime hediondo e o farmacêutico envolvido pode ser preso e enquadrado por tráfico de drogas. “Nossa intenção é proteger e preparar os colegas para colaborar com o combate a este tipo de crime que coloca em risco a saúde dos usuários”, explica a presidente Hortência Tierling.