Descarte de medicamentos em pauta

A Fenafar participou na sexta-feira (15) do painel “Descarte de Medicamentos”, realizado pela Anvisa em Brasília. A Federação Nacional dos Farmacêuticos se mobiliza para colaborar na construção desse debate. Na abertura do evento, representantes dos ministérios da Saúde e Meio Ambiente fizeram apresentação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNfRS), lei 12305/2010. “O medicamento não é um produto feito para virar resíduo. Nós estamos aqui para conhecer o que precisa ser corrigido neste caminho até o consumidor final” disse Dirceu Barbano, diretor presidente em exercício da Agência.

Segundo Barbano, a aprovação do projeto de lei sobre o fracionamento de medicamentos modificaria essa realidade. “O paciente, hoje, é obrigado a comprar uma quantidade de medicamento muitas vezes superior à necessidade do seu tratamento”.

Experiências

À tarde, o público acompanhou as exposições de empresas que têm programas de descarte, como a Eurofarma, Panvel, BHS e Droga Raia. Foram apresentados, também, projetos desenvolvidos pelas universidades federais de São Paulo (USP) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A diretora de Farmácia do Hospital das Clínicas (HC-USP), Vanusa Barbosa Pinto, explicou que a instituição fornece toda a medicação prescrita aos pacientes, o que implica a dispensação de medicamentos para um público que varia de 60 a 100 mil pessoas por mês. Ela contou que, no primeiro contato, é feita uma entrevista e um trabalho de convencimento, para estimular o paciente a devolver à Farmácia do HC suas sobras de medicamento. “Depois encaminhamos a uma empresa especializada em incinerar esses produtos”.

Segundo a diretora da Fenafar, Debora Melecchi, as apresentações e intervenções no plenário mostraram que o tema perpassa por vários segmentos. “Há carência de informações e a necessidade real de discussões e encaminhamentos, tanto sob o aspecto dos motivos pelos quais sobram eou vencem medicamentos nas residências, como o tratamento correto para o descarte de medicamentos”, apontou Debora.

Política de resíduo

Esse primeiro painel sobre Descarte de Medicamento é uma atividade promovida pelo Grupo de Trabalho sobre Medicamentos da Política Nacional de Resíduo Sólido (PNRS), coordenado pela Anvisa.

Grupos de trabalho foram instituídos para aprofundar esta discussão ao longo do ano. “Temos um prazo de seis meses, contados a partir do dia 5 de maio, quando o GT se reúne pela primeira vez, para apresentar uma proposta sobre descarte”, informou Simone Ribas, da Unidade Técnica de Regulação da Anvisa.

“Aguardaremos o desenrolar deste trabalho, nos mantendo atentos e preocupados em cooperar. Em prol da saúde e do respeito ao meio ambiente”, afirma Debora.

Fonte: Fenafar