Dicas de filme

As Sufragistas

A luta das britânicas pelo direito ao voto no início do século XX inspirou esta produção que não chegou a alguns circuitos comerciais, como nos cinemas da capital catarinense. A história é contada do ponto de vista de uma operária têxtil que participa do movimento sufragista em um dos seus momentos mais efervecentes. Mulheres de diferentes classes sociais, com trabalhos e profissões distintas – incluindo uma farmacêutica – decidem deixar o conformismo de lado para tomar as ruas por seus direitos democráticos, econômicos e sociais. Para que as mulheres tenham hoje garantido o seu pleno direito ao exercício democrático, as inglesas perderam empregos, filhos, famílias e até a própria vida. Sua luta inspiraria a de muitos países, incluindo o Brasil, que permitiu o voto feminino em 1932. Inicialmente, somente as brasileiras mulheres casadas (com autorização dos maridos), viúvas e solteiras que tivessem renda própria tiveram este direito. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral. Assista aqui o filme online

Ano: 2015

Gênero: Drama

Diretor: Sarah Gavron Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep

O dia da memória

Documentário produzido pela Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura de Santa Catarina, o vídeo mostra a caminhada que rememorou em Florianópolis os 50 anos do Golpe Militar. A Caminhada por Memória, Verdade, Justiça saiu da sede da União Catarinense de Estudantes e percorreu pontos da cidade que marcaram a história dos embates gerados pela Ditadura. Em frente ao Museu Cruz e Souza, que à época era sede do palácio do governo, rememorou a revolta de populares contra João Figueiredo no final dos anos 70. As ruas do centro da capital foram ocupadas por centenas de militantes de direitos humanos, representantes de sindicatos e outras organizações perseguidas durante os anos de chumbo. Assista neste link e veja outras opções de filmes recomendados na conta do SindFar no Youtube.

Ano: 2015

Gênero: Documentário

Produção: CPCC

Elenco: Militantes de direitos humanos, representantes de sindicatos e outras organizações

A Onda

a_ondaRainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

Ano: 2008

Gênero: Drama

Diretor: Dennis Gansel Elenco: Ron Jones, Todd Strasser

Sicko – S.O.S. Saúde

Nesse documentário, o diretor Michael Moore – que já denunciou outras práticas da perniciosa cultura norte-americana – mostra as deficiências do sistema de saúde dos Estados Unidos, que se ancora nos planos privados de saúde. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. Depois de examinar como o país chegou a esse estado, o diretor visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Canadá, França, Inglaterra e Cuba. A certa altura do filme, Moore pergunta a um farmacêutico do serviço de saúde inglês onde pode encontrar produtos de supermercado na farmácia. A resposta: “Não estudei quatro anos para vender detergente”. Veja o trailer

Ano: 2007

Gênero: Documentário

Diretor: Michael Moore Elenco: Michael Moore, George W. Bush, Richard Nixon

O Jardineiro Fiel

Um diplomada britânico investiga o assassinato brutal da esposa Tessa, ativista política que tentava denunciar pesquisas de um novo medicamento (Dypraxa) para o tratamento da tuberculose e HIV no Quênia. O medicamento pertencia a um grande laboratório farmacêutico franco-suíço, o KDH, testado pela empresa Three Bees, e teria matado mais de 60 pacientes. Baseado no o best-seller de John Le Carré. Veja o trailer

Ano: 2005 Gênero: Suspense Diretor: Fernando Meirelles Elenco: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston

Erin Brockovich – Uma mulher de talento

Conta a história verídica de uma funcionária de um pequeno escritório de advocacia, sem formação na área, que desmascara uma poderosa empresa, a PGE- Gás e Electricidade do Pacífico. Durante anos, ela consegue reunir provas de que a empresa contaminou lençóis freáticos ao liberar em grande quantidade o cromo-6, usado para tirar ferrugem das suas máquinas. A contaminação seria a causa de várias doenças entre a população da localidade, inclusive câncer. O longa também destaca a condição precária da protagonista, que precisa, antes de tudo, driblar desafios pessoais. Divorciada, ela supera o desemprego e a falta de tempo para sustentar sozinha três filhos pequenos. O filme rendeu a Julia Roberts o Oscar de Melhor atriz em 2001. Veja o trailer

Ano: 2000 Gênero: Comédia dramática , Biografia Diretor: Steven Soderbergh Elenco: Julia Roberts, Albert Finney, Aaron Eckhart

Militares da Democracia: os militares que disseram NÃO

Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. Militares da Democracia resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Dirigido por Silvio Tendler, o filme faz parte do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia. Assista no Youtube

Ano: 2014 Gênero: Documentário Diretor: Silvio Tendler Elenco: Diversos

Tempos Modernos

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado.

Ano:

1939