Dieese qualifica intervenção de representantes sindicais para negociação

As perspectivas de avanço salarial para os trabalhadores foram a principal pauta da II Jornada Nacional de Debates no Setor Público. A atividade vem sendo realizada pelo Dieese em várias capitais do país para instrumentalizar membros dos sindicatos que representam as categorias de empregados no serviço público. Em Florianópolis, o evento aconteceu no dia 12 de setembro no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de SC (Sinjusc) e teve a participação do vice-presidente do SindFar, Cleidson Valgas.

Sob o tema “Desafios da negociação coletiva no Setor Público: finanças e transferências governamentais”, a atividade debateu as possibilidades e restrições dos reajustes salariais dos servidores públicos que atuam tanto nas esferas municipais quanto estaduais e federais.

Segundo Cleidson, o evento serviu para ressaltar a importância da qualificação permanente dos dirigentes sindicais e da participação de técnicos do Dieese no levantamento contínuo de dados adequados que devem ser transformados em informações valiosas nas negociações coletivas. “Precisamos construir estratégias mais adequadas para a obtenção de conquistas relevantes. Conhecer profundamente a fonte dos recursos financeiros do setor público, onde o dinheiro está sendo investido e de que outras formas isso poderia ser feito é imprescindível para o sucesso das negociações”, alerta Cleidson, que também é farmacêutico-bioquímico do Laboratório Central da Secretaria Estadual da Saúde. Segundo o vice-presidente do SindFar, também é imprescindível clareza ideológica dos dirigentes sindicais para negociar.

O encontro debateu ainda terceirização e a regulamentação da Convenção 151 da OIT, que estabelece o direito à organização sindical e a negociação coletiva entre os trabalhadores públicos e seus respectivos gestores, nas três esferas de governo.

Sobre o Dieese
Fundado em 1955, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) foi idealizado pelo movimento sindical brasileiro e oferece assessoria, pesquisa e educação a serviço dos sindicatos e dos trabalhadores. Os eixos temáticos que orientam sua produção são emprego, renda, negociação coletiva, políticas públicas e desenvolvimento.