set

Emissora gaúcha pede desculpas por ataque a sindicatos e trabalhadores

A mobilização de diversos sindicatos de trabalhadores gaúchos no dia 22 de setembro foi atacada pelo jornalista Rogério Mendelski na Rádio Guaíba, de Porto Alegre, e rendeu pedido de desculpas por parte da emissora. A medida reconhece a prática abusiva que muitos veículos de comunicação praticam contra as organizações e a classe trabalhadora.

Com salários atrasados e parcelados pelo governo do Estado, funcionários públicos e mais de quarenta entidades promoveram ato público para sensibilizar a Assembleia Gaúcha a barrar o projeto de aumento do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em votação na casa legislativa. O reajuste do imposto teria impacto sobre produtos e setores estratégicos, como energia e combustíveis. No ato, as categorias alertavam que a medida penalizaria diretamente a classe assalariada.

Em entrevista, o assessor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do RS (CTB) Haroldo Brito foi acusado pelo jornalista Rogério Mendelski de “liderar baderneiros”, numa referência aos participantes do ato público. A rádio Guaíba cedeu direito de resposta à CTB e à Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), pedindo desculpas pela conduta do jornalista.

"A postura ideológica do senhor Rogério Mendelski distorce fatos, mascara a verdade e oculta a motivação do fato, detendo-se à crítica pessoal sobre suas consequências, rebaixando o veículo de comunicação que o emprega a um mero instrumento de disseminação de ódio ideológico, insuflando sistematicamente os trabalhadores contra os sindicatos e entidades de classe", diz a nota reproduzida pela emissora.

Confira a íntegra do audio

Com informações do Portal Vermelho e Jornal Valor Econômico