nov

Emoção e homenagens na abertura do 15º Farmapolis

Homenagens e discursos emocionados marcaram a noite de abertura do 15º Farmapolis nesta sexta-feira, 12 de novembro, no Centro de Eventos Centrosul, em Florianópolis. A solenidade foi prestigiada por autoridades da área política e da saúde e destacou a passagem dos 25 anos de reconstrução do SindFar. A entidade é idealizadora do evento, atualmente promovido em parceria com o CRF/SC e Abenfar.

Ao saudar os participantes do congresso, a presidente do CRF/SC, Hortência Muller Tierling, assinalou o sucesso da parceria que gerou a 15ª edição do evento. “Estabelecer esse trabalho conjunto com o SindFar e a Abenfar faz parte dos propósitos da nossa gestão no CRF. Procuramos agregar as organizações que representam os farmacêuticos em benefício da categoria”, afirmou.

Sete ex-presidentes do SindFar receberam placas de homenagem em reconhecimento por sua dedicação na reestruturação da entidade sindical. Em seus discursos, destacaram ainda a participação de outros personagens dessa história, como a farmacêutica Clair Castilhos.

A atual presidente do SindFar e do 15º Farmapolis lembrou que a atuação da entidade é referência para a formulação de políticas sanitárias e farmacêuticas em Santa Catarina e no Brasil. “Muitas ideias que nascem em debates que aqui promovemos, em conjunto com colegas das diferentes áreas da profissão, balizam políticas públicas para melhorar a condição do farmacêutico e a saúde da sociedade”

Também recebeu homenagem a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), primeira farmacêutica eleita senadora no Brasil. Nascida no município catarinense de Videira, Vanessa elegeu-se pelo estado do Amazonas, onde atua. Em seu discurso, a senadora eleita disse que a sua trajetória política tem íntima ligação com a militância farmacêutica. “Apenas sou política por que sou farmacêutica. Nosso gabinete no senado terá espaço exclusivo para a Fenafar e as entidades que representam a nossa categoria”, afirmou.

Diretores do CRF/SC e do SindFar entregam homenagem à senadora eleita Vanessa Grazziotin

Em seguida, os congressistas assistiram à conferência do Secretario de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães. A noite encerrou com coquetel de confraternização e show do grupo “Portal do Choro” e ainda a festa oficial do Farmapolis em camarote da casa noturna Floripa Music Hall.

Homenageados:

– MANOEL AGOSTINHO VIEIRA