fev

Entidades de classe desaconselham formação profissional virtual

Uma campanha pelo ensino profissional presencial está mobilizando conselhos profissionais e o Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina. Diante do crescente número de cursos de Ensino À Distância (EAD), os conselhos regionais de Farmácia, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina procuram esclarecer que  "A vida não é virtual", mote da campanha.

0702 vagas ead_2A ação coletiva foi definida durante reunião de representantes das organizações no dia 7 de fevereiro na sede do CRF/SC (foto).

Segundo levantamento realizado pelo farmacêutico Luiz Henrique Costa, diretor do SindFar, há no Brasil 13.320 vagas disponíveis para graduação em Farmácia via EAD. A maioria delas é oferecida por instituições de São Paulo: 7 mil vagas. Outras 500, abertas por uma universidade em Santa Catarina, foram suspensas após a mobilização dos profissionais e organizações, segundo notícia divulgada no dia 8.

Veja o manifesto das organizações:

campanha_EADA VIDA NÃO É VIRTUAL

Quando se trata de vida e saúde a diferença entre remédio e veneno é a dose. No caso do uso de tecnologias da informação para a graduação de profissionais da área da saúde, é oportuno alertar a sociedade brasileira que estamos próximos de uma severa intoxicação. A Graduação dos cursos da área da saúde na modalidade de Educação à Distância, não respeitando as características particulares dos saberes e práticas desta área, coloca em risco a segurança da população brasileira.

Referenciados pela Resolução nº 515/2016 do Conselho Nacional de Saúde, tomaremos medidas jurídicas e políticas para proteger a sociedade brasileira, e nesse momento temos a obrigação de não recomendar a matrícula em cursos de nível superior dá área de saúde na modalidade de Educação a Distância.

Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região (SC)
Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina
Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (SC)