fev

Entidades lançam nota contra os cortes orçamentários no SUS

Organizações de classe, entidades do movimento social e ligadas à saúde divulgaram um manifesto pedindo a derrubada do veto da Presidente Dilma ao parágrafo 8º do art. 38 da Lei de Diretrizes Orçamentárias da União de 2016. Se o veto for mantido, o orçamento para custeio da saúde pública pode sofrer redução de até R$ 10 bilhões.

As organizações expressam preocupação com a ameaça da falta de recursos, considerando as necessárias medidas de enfrentamento ao Aedes Aegypti vírus da dengue, chikungunya e zika e às vésperas das Olimpíadas. "Nos Jogos Olímpicos de 2012, a Inglaterra mostrou ao mundo um orgulho da sociedade britânica: seu sistema público de saúde (National Health Service – NHS). Por sua vez, o Brasil, às vésperas das Olimpíadas de 2016 no Rio, apresentará ao mundo corte recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em um momento de enfrentamento de situação de iminente perigo para a sociedade em decorrência da presença alarmante do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika", diz o texto, reiterando a seguir que "se, porventura, cidadãs e cidadãos brasileiros adoecerem e falecerem por causa de tal irresponsabilidade sanitária, a despeito de aparente e falsa conformidade fiscal, ao contrário da Inglaterra em 2012, o cenário que o Brasil irá expor ao mundo nas Olimpíadas de 2016 é, pois, a vergonha e o fracasso de quem nega ao SUS o desiderato constitucional de se efetivar o direito à saúde como orgulho nacional.

Leia a íntegra da nota.