dez

Farmacêutico catarinense é o novo presidente do Conselho Nacional de Saúde

Um mais importante e prestigiado órgão de controle social do Brasil, o Conselho Nacional de Saúde, será presidido pelo farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos. Diretor e ex-presidente do SindFar/SC, o colega atualmente também dirige a Fenafar e tem mais de vinte anos de militância na área da Saúde Pública. Atuando junto ao SindFar e ao CRF/SC, foi mentor de campanhas históricas, como a Farmácia Estabelecimento de Saúde, que ganhou o Brasil e culminou na aprovação do PL 13021, que prevê maior autonomia ao profissional farmacêutico; e Saúde+10, que mobilizou a sociedade brasileira na defesa da aplicação de 10% das receitas brutas da união na área da saúde.

Para a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini (Nanda), a eleição de Ronald simboliza o reconhecimento do papel político dos farmacêuticos. Desde outubro, outro farmacêutico preside a Confederação Nacional de Saúde, o também catarinense Tércio Kasten, ex-conselheiro do CRF/SC e ex-presidente do Sindilab. "Construímos o respeito que mostra o potencial formulador dos profissionais farmacêuticos que hoje assumem papeis estratégicos. À frente das instituições, podemos lutar com mais força em favor da Farmácia e pelo SUS de qualidade", comemorou.